O QFD na melhoria da gestão dos cursos de educação profissional

DSpace Repository

A- A A+

O QFD na melhoria da gestão dos cursos de educação profissional

Show full item record

Title: O QFD na melhoria da gestão dos cursos de educação profissional
Author: Mendonça, Gilda Aquino de Araújo
Abstract: Esta pesquisa tem por finalidade sistematizar uma proposta de utilização do método do Desdobramento da Função Qualidade - QFD na identificação do perfil do egresso de cursos de educação profissional de nível básico. O modelo conceitual proposto foi baseado no referencial teórico-metodológico desenvolvido pela abordagem toyotista para conseguir garantia da qualidade de novos produtos, do primeiro ao último estágio de sua produção. Em contraposição aos princípios organizacionais do paradigma taylorista-fordista, o modelo proposto por esta pesquisa faz uma transposição da metodologia do QFD para o setor de serviços e, mais especificamente, para os serviços educacionais, evidenciando as vantagens da sua utilização para a identificação do perfil do egresso de cursos de educação profissional. A aplicação do modelo proposto evidencia que a metodologia QFD, dado seu alto poder de integração e flexibilidade, se constitui numa ferramenta científica acessível e capaz de contribuir, se usado corretamente, para que as Instituições alcancem os elevados padrões de qualidade e competitividade que delas se espera.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85160
Date: 2003


Files in this item

Files Size Format View
197207.pdf 469.6Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar