O QFD na melhoria da gestão dos cursos de educação profissional
Show full item record
Title:
|
O QFD na melhoria da gestão dos cursos de educação profissional |
Author:
|
Mendonça, Gilda Aquino de Araújo
|
Abstract:
|
Esta pesquisa tem por finalidade sistematizar uma proposta de utilização do método do Desdobramento da Função Qualidade - QFD na identificação do perfil do egresso de cursos de educação profissional de nível básico. O modelo conceitual proposto foi baseado no referencial teórico-metodológico desenvolvido pela abordagem toyotista para conseguir garantia da qualidade de novos produtos, do primeiro ao último estágio de sua produção. Em contraposição aos princípios organizacionais do paradigma taylorista-fordista, o modelo proposto por esta pesquisa faz uma transposição da metodologia do QFD para o setor de serviços e, mais especificamente, para os serviços educacionais, evidenciando as vantagens da sua utilização para a identificação do perfil do egresso de cursos de educação profissional. A aplicação do modelo proposto evidencia que a metodologia QFD, dado seu alto poder de integração e flexibilidade, se constitui numa ferramenta científica acessível e capaz de contribuir, se usado corretamente, para que as Instituições alcancem os elevados padrões de qualidade e competitividade que delas se espera. |
Description:
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85160
|
Date:
|
2003 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar