Utilização de recursos tecnológicos aplicados ao ensino-aprendizado em enfermagem

DSpace Repository

A- A A+

Utilização de recursos tecnológicos aplicados ao ensino-aprendizado em enfermagem

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Rodriguez Martins, Alejandro pt_BR
dc.contributor.author Jaques, André Estevam pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T15:16:11Z
dc.date.available 2012-10-20T15:16:11Z
dc.date.issued 2003
dc.date.submitted 2003 pt_BR
dc.identifier.other 224333 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85090
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract Neste trabalho foi avaliado a influência de recursos tecnológicos on-line no aprendizado de alunos do curso de Enfermagem da disciplina de Semiologia e Semiotécnica da Universidade Paranaense - Umuarama, Paraná. A coleta de dados constou de questionários e da avaliação oficial da disciplina, em diferentes grupos com disponibilidade ou não aos recursos tecnológicos. Diferentes ambientes virtuais de aprendizagem foram pesquisados, porém, alguns critérios foram decisivos para a escolha do ambiente TelEduc, como: gratuidade, software de código aberto, possibilidade de instalação em plataforma Linux e/ou Windows, o idioma em português, o que facilita o seu uso. Apresenta fácil navegação e interface intuitiva, exigindo apenas conhecimentos básicos de informática e Internet. Após levantamento do perfil dos alunos pesquisados, observou-se que grande parte dos acadêmicos possuem computador de uso pessoal com a possibilidade de acesso a Internet de suas casas. O que favorece a implantação de recursos tecnológicos para a complementação do ensino presencial. Mesmo os acadêmicos que não possuem computador em suas casas, podem acessar o ambiente através dos laboratórios de informática da universidade. Conclui-se que após a aplicação deste recurso tecnológico, os acadêmicos do grupo que teve acesso a ferramenta apresentaram melhores resultados em relação ao grupo que não utilizou o ambiente virtual de aprendizagem. Os resultados positivos incentivam a extensão desta metodologia de suporte ao ensino-aprendizagem a outras disciplinas, como constatado na opinião dos participantes da pesquisa. pt_BR
dc.format.extent 110 f.| tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Enfermagem pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.classification Inovações tecnológicas pt_BR
dc.title Utilização de recursos tecnológicos aplicados ao ensino-aprendizado em enfermagem pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Rodrigues, Blenda de Campos pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
PEPS4304.pdf 1.694Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar