Utilização de recursos tecnológicos aplicados ao ensino-aprendizado em enfermagem
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Rodriguez Martins, Alejandro |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Jaques, André Estevam |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-20T15:16:11Z |
|
dc.date.available |
2012-10-20T15:16:11Z |
|
dc.date.issued |
2003 |
|
dc.date.submitted |
2003 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
224333 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85090 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Neste trabalho foi avaliado a influência de recursos tecnológicos on-line no aprendizado de alunos do curso de Enfermagem da disciplina de Semiologia e Semiotécnica da Universidade Paranaense - Umuarama, Paraná. A coleta de dados constou de questionários e da avaliação oficial da disciplina, em diferentes grupos com disponibilidade ou não aos recursos tecnológicos. Diferentes ambientes virtuais de aprendizagem foram pesquisados, porém, alguns critérios foram decisivos para a escolha do ambiente TelEduc, como: gratuidade, software de código aberto, possibilidade de instalação em plataforma Linux e/ou Windows, o idioma em português, o que facilita o seu uso. Apresenta fácil navegação e interface intuitiva, exigindo apenas conhecimentos básicos de informática e Internet. Após levantamento do perfil dos alunos pesquisados, observou-se que grande parte dos acadêmicos possuem computador de uso pessoal com a possibilidade de acesso a Internet de suas casas. O que favorece a implantação de recursos tecnológicos para a complementação do ensino presencial. Mesmo os acadêmicos que não possuem computador em suas casas, podem acessar o ambiente através dos laboratórios de informática da universidade. Conclui-se que após a aplicação deste recurso tecnológico, os acadêmicos do grupo que teve acesso a ferramenta apresentaram melhores resultados em relação ao grupo que não utilizou o ambiente virtual de aprendizagem. Os resultados positivos incentivam a extensão desta metodologia de suporte ao ensino-aprendizagem a outras disciplinas, como constatado na opinião dos participantes da pesquisa. |
pt_BR |
dc.format.extent |
110 f.| tabs., grafs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Enfermagem |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Inovações tecnológicas |
pt_BR |
dc.title |
Utilização de recursos tecnológicos aplicados ao ensino-aprendizado em enfermagem |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Rodrigues, Blenda de Campos |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar