Formação e avaliação de competências em uma turma piloto de Pedagogia na modalidade a distância

DSpace Repository

A- A A+

Formação e avaliação de competências em uma turma piloto de Pedagogia na modalidade a distância

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Alves, Joao Bosco da Motta pt_BR
dc.contributor.author Nesi, Maria Juliani pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T15:11:17Z
dc.date.available 2012-10-20T15:11:17Z
dc.date.issued 2003
dc.date.submitted 2003 pt_BR
dc.identifier.other 197452 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85081
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract Esta dissertação apresenta os resultados da pesquisa realizada com alunos do Curso de Pedagogia a Distância da Universidade do Estado de Santa Catarina, cujo objetivo foi verificar a eficácia das provas e da elaboração e realização de projetos, enquanto instrumentos de avaliação e de desenvolvimento de habilidades e competências. Os dados foram obtidos a partir de uma amostra dos alunos da turma piloto do Curso de Pedagogia a Distância, que responderam a uma entrevista estruturada sobre os diferentes tipos de estratégias utilizadas por eles para estudar e realizar provas, para planejar e executar projetos educacionais e sobre as relações que estabeleceram entre os conteúdos estudados e suas práticas pedagógicas. Os resultados foram analisados tanto quantitativamente quanto qualitativamente, a luz dos referenciais teóricos de Philippe Perrenoud chegando-se a conclusão de que os projetos representaram as melhores oportunidades de aprendizagem e avaliação dos alunos, levando-os a desenvolver habilidades e competências em educação. This dissertation presents the results of the research done on Distance Learning students of Pedagogy of the University of the State of Santa Catarina - UDESC, whose subject was to verify the efficacy of the tests and the planning and execution of educational projects as evaluation tools and of the development of skills and competences. Data were obtained by a sample of the pilot-class of Distance Learning students of Pedagogy that answered an structured interview on different atrategies used by them to study and to fulfil the tests; to plan and execute educational projects and to relate studied contents with their pedagogical practices. The results of the research were quantitative and qualitative analysed fron the point of view of the theorical proposals of Philippe Perrenoud comming to the conclusion that planning and executing educational projects were the best opportunities of learning and evaluation of the students, leading them to develop educational skills and competences. pt_BR
dc.format.extent 96 f.| tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Ensino a distancia pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.title Formação e avaliação de competências em uma turma piloto de Pedagogia na modalidade a distância pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
PEPS3533.pdf 6.346Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar