Desenvolvimento de interface para ambiente hipermídia voltado ao ensino de geometria sob a ótica da ergonomia e do design gráfico

DSpace Repository

A- A A+

Desenvolvimento de interface para ambiente hipermídia voltado ao ensino de geometria sob a ótica da ergonomia e do design gráfico

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Ulbricht, Vania Ribas pt_BR
dc.contributor.author Batista, Claudia Regina pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T14:41:26Z
dc.date.available 2012-10-20T14:41:26Z
dc.date.issued 2003
dc.date.submitted 2003 pt_BR
dc.identifier.other 197446 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85027
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract Propôs-se neste estudo, contribuir no desenvolvimento da interface para o ambiente hipermídia voltado à aprendizagem da geometria, intitulado "Geometrando - Caminhando no Tempo com a Geometria", um Projeto de Pesquisa em Informática na Educação, financiado pelo CNPq-PROTEN, em desenvolvimento pelo HIPERLAB / UFSC. Na fase inicial deste estudo, realizou-se análise das telas implementadas para detectar problemas de usabilidade, legibilidade, aplicação das Recomendações Ergonômicas no projeto de Interface Humano-Computador, erros de implementação e verificar quais seriam as lacunas a serem preenchidas relacionadas à interface do ambiente hipermídia. Verificou-se que havia necessidade em desenvolver ícones para comunicar as funções dos botões de comando. Assim, produziu-se signos com o intuito de transmitir as informações ao usuário com rapidez e eficiência. Para avaliar os ícones, desenvolveu-se uma metodologia para "Avaliação da Compreensibilidade de Ícones". Aplicou-se o Instrumento de Avaliação a uma amostra composta por 20 participantes com perfil similar ao público alvo do "Geometrando". Os resultados obtidos foram satisfatórios do ponto de vista da autora deste estudo e da equipe de desenvolvimento do ambiente hipermídia. Com base nos dados levantados durante simulações de interação através da interface do "Geometrando", apresentou-se sugestões para aprimorar o Protótipo 3 do ambiente hipermídia. Evidencia-se que as alternativas geradas, as soluções propostas e as modificações sugeridas para otimizar a interface do "Geometrando", só foram possíveis ao associar conhecimentos no âmbito da Ergonomia e do Design Gráfico. pt_BR
dc.format.extent xvii, 155 f.| il., tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Multímidia interativa pt_BR
dc.subject.classification Interacao homem-maquina pt_BR
dc.subject.classification Geometria pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.classification Ergonomia pt_BR
dc.title Desenvolvimento de interface para ambiente hipermídia voltado ao ensino de geometria sob a ótica da ergonomia e do design gráfico pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
197446.pdf 5.489Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar