Olhares e trajetórias na educação: entrecruzando saberes interdisciplinares e práticas pedagógicas no município de Alfredo Wagner

DSpace Repository

A- A A+

Olhares e trajetórias na educação: entrecruzando saberes interdisciplinares e práticas pedagógicas no município de Alfredo Wagner

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Pompeo, Cesar Augusto pt_BR
dc.contributor.author Schmitz, Jucineide Terezinha Martendal pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T14:27:07Z
dc.date.available 2012-10-20T14:27:07Z
dc.date.issued 2003
dc.date.submitted 2003 pt_BR
dc.identifier.other 199746 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85001
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa integra uma experiência participativa de caráter interdisciplinar, desenvolvida com alunos do Programa de Pós-Graduação da Engenharia Ambiental - UFSC e a comunidade do município de Alfredo Wagner/SC. Envolve pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento, visando construir um processo de gestão ambiental participativa. Neste contexto, a presente pesquisa aborda a importância da educação na construção do processo, a partir do eixo temático "A água e as práticas educativas". A problemática inicial partiu da situação das enchentes e das relações estabelecidas entre a comunidade e a natureza, apontando a importância de um trabalho interdisciplinar. Enfatiza a necessidade do reconhecimento da cultura local e a reflexão sobre as representações construídas no processo de constituição da identidade cultural. A estrutura metodológica pauta-se na organização de quatro momentos, desenvolvidos de forma simultânea pelos pesquisadores e pesquisados: motivação, reflexão, mobilização e ação organizada. Descreve um processo de interação da pesquisadora com a comunidade em questão, tanto da área rural quanto urbana, no sentido de perceber as necessidades educacionais e confrontá-las com as práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas. Busca promover discussões sobre as relações existentes entre a problemática ambiental, a participação, a fragmentação do conhecimento e postura do educador cidadão, considerando as políticas educacionais estabelecidas no decorrer do processo histórico da sociedade e as conseqüências geradas pelo mesmo na ação pedagógica, na organização e participação social. A partir de técnicas como entrevistas, discussões coletivas, reuniões com a comunidade e reuniões com os professores, propõe a reflexão sobre a relevância do papel social do educador, a necessidade de transformar a prática e de buscar alternativas mediante uma abordagem dialógica, problematizadora e intercultural. Apresenta como resultados relevantes as discussões estabelecidas com a comunidade e as dificuldades para se encaminhar um processo reflexivo com os professores, propiciando o (re) conhecimento das potencialidades e fragilidades encontradas no contexto local. As ações da pesquisadora, que se voltam para o envolvimento destes profissionais, mostram os desafios desta pesquisa participante e a necessidade de se buscar mudanças pautadas na participação social. pt_BR
dc.format.extent 1 v.| il., tabs., grafs., mapas pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia ambiental pt_BR
dc.subject.classification Educação ambiental pt_BR
dc.subject.classification Participação do cidadão pt_BR
dc.subject.classification Alfredo Wagner (SC) pt_BR
dc.subject.classification Gestão ambiental pt_BR
dc.subject.classification Participação do cidadão pt_BR
dc.subject.classification Alfredo Wagner (SC) pt_BR
dc.title Olhares e trajetórias na educação: entrecruzando saberes interdisciplinares e práticas pedagógicas no município de Alfredo Wagner pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Philippi, Luiz Sergio pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
199746.pdf 3.970Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar