dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Pompeo, Cesar Augusto |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Schmitz, Jucineide Terezinha Martendal |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-20T14:27:07Z |
|
dc.date.available |
2012-10-20T14:27:07Z |
|
dc.date.issued |
2003 |
|
dc.date.submitted |
2003 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
199746 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85001 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta pesquisa integra uma experiência participativa de caráter interdisciplinar, desenvolvida com alunos do Programa de Pós-Graduação da Engenharia Ambiental - UFSC e a comunidade do município de Alfredo Wagner/SC. Envolve pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento, visando construir um processo de gestão ambiental participativa. Neste contexto, a presente pesquisa aborda a importância da educação na construção do processo, a partir do eixo temático "A água e as práticas educativas". A problemática inicial partiu da situação das enchentes e das relações estabelecidas entre a comunidade e a natureza, apontando a importância de um trabalho interdisciplinar. Enfatiza a necessidade do reconhecimento da cultura local e a reflexão sobre as representações construídas no processo de constituição da identidade cultural. A estrutura metodológica pauta-se na organização de quatro momentos, desenvolvidos de forma simultânea pelos pesquisadores e pesquisados: motivação, reflexão, mobilização e ação organizada. Descreve um processo de interação da pesquisadora com a comunidade em questão, tanto da área rural quanto urbana, no sentido de perceber as necessidades educacionais e confrontá-las com as práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas. Busca promover discussões sobre as relações existentes entre a problemática ambiental, a participação, a fragmentação do conhecimento e postura do educador cidadão, considerando as políticas educacionais estabelecidas no decorrer do processo histórico da sociedade e as conseqüências geradas pelo mesmo na ação pedagógica, na organização e participação social. A partir de técnicas como entrevistas, discussões coletivas, reuniões com a comunidade e reuniões com os professores, propõe a reflexão sobre a relevância do papel social do educador, a necessidade de transformar a prática e de buscar alternativas mediante uma abordagem dialógica, problematizadora e intercultural. Apresenta como resultados relevantes as discussões estabelecidas com a comunidade e as dificuldades para se encaminhar um processo reflexivo com os professores, propiciando o (re) conhecimento das potencialidades e fragilidades encontradas no contexto local. As ações da pesquisadora, que se voltam para o envolvimento destes profissionais, mostram os desafios desta pesquisa participante e a necessidade de se buscar mudanças pautadas na participação social. |
pt_BR |
dc.format.extent |
1 v.| il., tabs., grafs., mapas |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia ambiental |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação ambiental |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Participação do cidadão |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Alfredo Wagner (SC) |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Gestão ambiental |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Participação do cidadão |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Alfredo Wagner (SC) |
pt_BR |
dc.title |
Olhares e trajetórias na educação: entrecruzando saberes interdisciplinares e práticas pedagógicas no município de Alfredo Wagner |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Philippi, Luiz Sergio |
pt_BR |