Aprendizagem significativa: a pedagogia por projetos no processo de alfabetização

DSpace Repository

A- A A+

Aprendizagem significativa: a pedagogia por projetos no processo de alfabetização

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Coelho, Christianne Coelho de Souza Reinisch pt_BR
dc.contributor.author Kleinke, Rita de Cássia Marques pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T13:50:23Z
dc.date.available 2012-10-20T13:50:23Z
dc.date.issued 2003
dc.date.submitted 2003 pt_BR
dc.identifier.other 192826 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84933
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract Esta dissertação tem por objetivo apresentar a teoria da Aprendizagem Verbal Significativa de David Ausubel, enfatizando a sua importância no processo de alfabetização e apresentar uma proposta de trabalho para alunos da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental com base na pedagogia de Freinet. Segundo os estudos realizados para esta pesquisa, percebe-se que, para que uma aprendizagem ocorra, ela deve ser significativa, relacionando-se às experiências anteriores e vivências pessoais, permitindo a formulação de problemas, de algum modo desafiador, que incentivem o aprender mais, o estabelecimento de diferentes tipos de relações entre fatos, objetos, acontecimentos, noções e conceitos, desencadeando modificações de comportamento e contribuindo para a utilização do que é aprendido em diferentes situações. Não quer dizer que todas as noções e conceitos que os alunos aprendem devam estar ligados à sua realidade imediata, o que seria olhar para os conteúdos escolares de maneira muito simplista, mas afirmar que os conteúdos que a escola veicula devem servir para desenvolver novas formas de compreender e interpretar a realidade, questionar, discordar, propor soluções e ajudar o aluno a se tornar um leitor reflexivo do mundo que o rodeia. Dessa forma, sugere-se que o trabalho do educador em alfabetização ocorra por meio de projetos, pois eles são uma alternativa de trabalho que procura superar as práticas habituais, levando em consideração que o aluno deve ser agente de sua própria aprendizagem, produzindo alguma coisa que tenha sentido e utilidade. pt_BR
dc.format.extent 129 f.| il., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Aprendizagem pt_BR
dc.subject.classification Alfabetização pt_BR
dc.subject.classification Educação infantil pt_BR
dc.title Aprendizagem significativa: a pedagogia por projetos no processo de alfabetização pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
192826.pdf 503.3Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar