Aprendizagem significativa: a pedagogia por projetos no processo de alfabetização
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Coelho, Christianne Coelho de Souza Reinisch |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Kleinke, Rita de Cássia Marques |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-20T13:50:23Z |
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dc.date.available |
2012-10-20T13:50:23Z |
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dc.date.issued |
2003 |
|
dc.date.submitted |
2003 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
192826 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84933 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta dissertação tem por objetivo apresentar a teoria da Aprendizagem Verbal Significativa de David Ausubel, enfatizando a sua importância no processo de alfabetização e apresentar uma proposta de trabalho para alunos da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental com base na pedagogia de Freinet. Segundo os estudos realizados para esta pesquisa, percebe-se que, para que uma aprendizagem ocorra, ela deve ser significativa, relacionando-se às experiências anteriores e vivências pessoais, permitindo a formulação de problemas, de algum modo desafiador, que incentivem o aprender mais, o estabelecimento de diferentes tipos de relações entre fatos, objetos, acontecimentos, noções e conceitos, desencadeando modificações de comportamento e contribuindo para a utilização do que é aprendido em diferentes situações. Não quer dizer que todas as noções e conceitos que os alunos aprendem devam estar ligados à sua realidade imediata, o que seria olhar para os conteúdos escolares de maneira muito simplista, mas afirmar que os conteúdos que a escola veicula devem servir para desenvolver novas formas de compreender e interpretar a realidade, questionar, discordar, propor soluções e ajudar o aluno a se tornar um leitor reflexivo do mundo que o rodeia. Dessa forma, sugere-se que o trabalho do educador em alfabetização ocorra por meio de projetos, pois eles são uma alternativa de trabalho que procura superar as práticas habituais, levando em consideração que o aluno deve ser agente de sua própria aprendizagem, produzindo alguma coisa que tenha sentido e utilidade. |
pt_BR |
dc.format.extent |
129 f.| il., tabs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Alfabetização |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.title |
Aprendizagem significativa: a pedagogia por projetos no processo de alfabetização |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
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