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Esta tese apresenta um estudo quanto à viabilidade da utilização do algoritmo do método científico, extraído dos processos das ciências, desenvolvido por Bertolino e dos níveis de inovação da Teoria TIPS (Theory of Inventive Problem Solving) proposta por Altshuller, como instrumento de avaliação do Capital Intelectual Digitalizado. O Capital Intelectual Digitalizado refere-se à parte do capital intelectual relativa aos ativos de conhecimento surgidos, disseminados e armazenados em meio magnético, através da utilização da estrutura tecnológica de informação e comunicação que possibilita o compartilhamento, a transmissão e a alavancagem do conhecimento, transformando o know-how individual em propriedade de um grupo. Segundo Pacheco (2001, p.37), é a "conseqüência do uso da Internet que permite que as pessoas se contatem, se relacionem e compartilhem seu conhecimento (capital intelectual individual), independentemente da distância e armazenem e disponibilizem na Internet boa parte do conhecimento de que dispõem. Esses fatos fizeram com que o conhecimento que as pessoas produzem e à que têm acesso, uma vez digitalizado e disponibilizado na Internet, aumente exponencialmente, produza uma explosão de novas idéias, fundamentando uma nova forma de gerar riqueza." Em função da característica informal e assistemática do Capital Intelectual Digitalizado a qual impossibilita que este seja gerido, buscou-se avaliar se dois instrumentos de controle existentes - o algoritmo do método científico e os níveis de inovação citados acima -, por oferecerem a possibilidade de sistematização, no caso do primeiro instrumento e de avaliação dos graus de inovação no caso do segundo, poderiam, juntos, representar um instrumento único que pudesse ser utilizado para avaliar tal capital nas Instituições de Ensino Superior. Objetivo: Verificar se o algoritmo do método científico, extraído dos processos das ciências, desenvolvido por Bertolino e os níveis de inovação da Teoria TIPS (Theory of Inventive Problem Solving) proposta por Altshuller podem são viáveis como instrumento de avaliação do capital intelectual digitalizado. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter exclusivamente exploratório tendo-se utilizado o método hipotético-dedutivo em função das deduções obtidas a partir das hipóteses formuladas. O caminho seguido para realização desta pesquisa foi o de levantamento do estado da arte pertinente ao Conhecimento e às metodologias de gestão do mesmo, bem como, relativo às características do Capital Intelectual Digitalizado, encontradas especificamente em Instituições de Ensino Superior. Posteriormente, realizou-se um estudo sobre os instrumentos de controle (algoritmo do método científico e graus de inovação) e como eles poderiam ser indicados para a sistematização e avaliação do Capital Intelectual Digitalizado. Resultados: Esta pesquisa apresentou como resultado que: (i) o algoritmo do método científico, em sua íntegra, pode ser utilizado na fase de combinação (espiral do conhecimento proposta pelos autores Nonaka e Takeuchi, 1997 pág.80) para possibilitar a transformação do conhecimento tácito em explícito; (ii) apenas uma parte da Teoria TIPS é indicada como instrumento de avaliação do conhecimento, - aquela referente aos graus de inovação, por ser o único método da referida Teoria adequado não somente para produtos como também para processos, como é o caso do Capital Intelectual Digitalizado; e (iii) torna-se essencial que os instrumentos estudados sejam utilizados em conjunto, formando um só instrumento, pois, para que seja possível avaliar os graus de inovação de um conhecimento gerado é preciso que este tenha sido explicitado a partir da utilização do método científico. Conclusão: A partir deste trabalho pode-se concluir que os instrumentos estudados, se utilizados conforme indicado, contribuem para que as Instituições de Ensino Superior possam lidar formalmente com o Capital Intelectual Digitalizado de modo a estimular seu desenvolvimento com maior eficiência e eficácia. |
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