dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Rojas Lezana, Alvaro Guillermo |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Tonelli, Alessandra |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-20T12:41:12Z |
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dc.date.available |
2012-10-20T12:41:12Z |
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dc.date.issued |
2003 |
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dc.date.submitted |
2003 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
196648 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84807 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho teve como proposta avaliar competências desenvolvidas na educação a distância. Apresenta uma fundamentação teórica sobre a questão da ciência nas perspectivas filosófica e psicológica, com o objetivo de mostrar que a construção do conhecimento possui um longo processo histórico e que o que hoje se concebe como verdade em uma ciência, foi e às vezes ainda é questionado por outras. Sobre avaliação, discute-se principalmente seu papel social, uma vez que esta representa uma concepção de homem e de mundo. A compreensão de competência utilizada foi a de um conjunto de habilidades, conhecimentos e atitudes aplicadas a uma função. Foram descritas como habilidades: auto-disciplina, comunicação, objetividade, flexibilidade e criatividade. Como conhecimentos: o uso da internet e da informática. Como atitudes: a sociabilidade virtual, a paciência, o aprender sozinho, a tolerância, a curiosidade e a disposição para correr riscos. As funções descritas foram: atendimento ao cliente, coordenação da equipe, negociação com clientes internos e externos, motivação da equipe, planejamento de atividades, organização da empresa e liderança. Em relação a educação a distância, foram estudados aspectos relacionados a sua história, suas características, vantagens, limitações e aplicações. A pesquisa aplicada foi definida como exploratória, onde pretendeu-se avaliar se os alunos de um curso de especialização em gestão realizado a distância via web haviam desenvolvido competências que não estavam previstas nos objetivos do mesmo. Para tal, foi elaborado um instrumento de pesquisa. Um questionário com a escala Likert de cinco pontos aplicado a partir do contato direto individual a uma amostra de vinte e nove alunos, correspondendo a 54,7% do universo, que era constituído de 53 alunos. Quanto ao método utilizado, a pesquisa foi classificada como qualitativa. Os resultados obtidos a partir da estatística descritiva, levaram a validação da hipótese geral formulada pela pesquisadora, de que é possível avaliar competências (habilidades, conhecimentos e atitudes aplicados a uma função) desenvolvidas a partir da educação a distância. |
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dc.format.extent |
211 f.| il., tabs., grafs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
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dc.subject.classification |
Ensino a distancia |
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dc.subject.classification |
Avaliação |
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dc.subject.classification |
Ensino auxiliado por computador |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Internet (Redes de computadores) |
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dc.subject.classification |
Inovações educacionais |
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dc.title |
Avaliação de competências em curso de especialização a distância via web |
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dc.type |
Tese (Doutorado) |
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