Da estabilidade racional à complexidade substantiva: a busca da estabilidade em uma universidade

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Da estabilidade racional à complexidade substantiva: a busca da estabilidade em uma universidade

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Fialho, Francisco Antonio Pereira pt_BR
dc.contributor.author Sermann, Lucia Izabel Czerwonka pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T12:39:34Z
dc.date.available 2012-10-20T12:39:34Z
dc.date.issued 2004
dc.date.submitted 2004 pt_BR
dc.identifier.other 203559 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84804
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção pt_BR
dc.description.abstract As organizações se configuram com dinâmicas características que determinam a sua gestão, a sua inserção no contexto social e a percepção que seus interlocutores e atores têm de suas estruturas operacionais e relacionais. Neste estudo, a universidade é analisada sob a ótica de uma organização, na perspectiva da Complexidade, de Edgard Morin, das Teorias do Caos e das Organizações Complexas debatidas com Stacey e Schön. Este, orientado pela Teoria da Complexidade analisa a busca da estabilidade pela prática da reflexão-na-ação. Agnes Heller comparece no debate com os elementos que compõem a cotidianidade do vivido dos sujeitos para iluminar os significados postos na vivência deste processo. Os objetivos da pesquisa, foram identificar os mecanismos desencadeadores do processo de ruptura da estabilidade racional de uma Universidade, analisar os procedimentos utilizados na trajetória de construção de sua complexidade substantiva e, apontar estratégica para a superação pela via da avaliação. A metodologia de estudo parte da descrição da dinâmica, das ações, dos dados e dos significantes da organização educacional denominada Pontifícia Universidade Católica do Paraná, como cenário de rupturas e busca de estabilidade através do seu Planejamento Estratégico, do Projeto Pedagógico dele decorrente, e da Avaliação Acadêmica do processo de implantação do Projeto Pedagógico. Partes desta vivência são concretizadas através dos atores, com suas falas e suas percepções nesta busca de estabilidade, nesta re-organização, tomando-se a Avaliação Acadêmica como suporte para a reflexão empreendida. Para tanto, os dados estatísticos desta avaliação se põem como suporte para canalizar o debate e, a pragmática da complexidade assume a mediação para a construção de sua substantividade, contribuindo para uma leitura mais objetiva das informações. O estudo permitiu priorizar o cotidiano e a história tendo por eixo, a práxis vivida pelos atores concretizando a trajetória percorrida nos diferentes processo de ruptura. pt_BR
dc.format.extent xiii, 217 f.| il., grafs. tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Universidades e faculdades pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.subject.classification Planejamento estrategico pt_BR
dc.subject.classification Projeto pedagógico pt_BR
dc.title Da estabilidade racional à complexidade substantiva: a busca da estabilidade em uma universidade pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


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