Estudo da abordagem dos conteúdos da área da ergonomia nos cursos de graduação em fisioterapia do estado de Santa Catarina

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Estudo da abordagem dos conteúdos da área da ergonomia nos cursos de graduação em fisioterapia do estado de Santa Catarina

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Michels, Glaycon pt_BR
dc.contributor.author Souza, Rita de Cássia Paula pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T11:47:07Z
dc.date.available 2012-10-20T11:47:07Z
dc.date.issued 2003
dc.date.submitted 2003 pt_BR
dc.identifier.other 209689 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84707
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract O conhecimento e da aplicabilidade da ergonomia, estão diretamente relacionados à fisioterapia e apesar disso, o enfoque da atuação desse profissional é voltado quase que exclusivamente para o tratamento das Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (DORT). O presente estudo teve como objetivo analisar os conteúdos programáticos da área da ergonomia nas disciplinas dos cursos de graduação em fisioterapia no estado de Santa Catarina, estabelecendo a relação entre ambas e possibilitando a compreensão e legitimidade de mais uma área de atuação do fisioterapeuta. Foi realizado um estudo descritivo e comparativo desses cursos no período de 2002-2003, abrangendo características quantitativas. Como fonte de dados foram utilizados os informativos institucionais das IES que ofertam cursos de graduação em fisioterapia, as matrizes curriculares dos cursos e as ementas das disciplinas afins. Santa Catarina apresentou, para o período estudado nove IES que ofertam cursos de graduação em fisioterapia. A maior concentração de cursos é na grande Florianópolis, significando 40% da amostra, os demais, contribuem com 20% em cada região. Com relação à carga horária total 37% dos cursos possui acima de quatro mil horas, 13% aproxima-se deste valor e os demais, que correspondem a 50%, permeiam a casa de três mil e quinhentas e três mil e seiscentas horas-aula. Os conteúdos programáticos da área da ergonomia que também são abordados pela fisioterapia se apresentaram com 100% para a fundamentação do conhecimento do organismo humano, dos quais o estudo do movimento e da biomecânica da máquina humana são os de maior relação. No que se refere à organização, postos, condições e meios de trabalho, foram encontradas em média, 60% de disciplinas, no entanto, não significa que todas as variáveis elencadas foram encontradas. Os fatores humanos considerados foram os relacionados à adaptabilidade do trabalho ao homem, o que constituiu 100% nas disciplinas psicologia e saúde pública. Com relação à metodologia da análise ergonômica 67% das disciplinas listadas são oferecidas em todas as IES e que apresentam conteúdos que podem ser relacionados a LER/DORT corresponderam a 73%. Contudo, ao final do estudo, conclui-se que para a atuação ergonômica, os fisioterapeutas devem ter maior conhecimento sobre a complexidade da relação indivíduo-trabalho e aprofundamento nas questões ergonômicas, que devem ser implementados na graduação e ofertados em cursos latu-sensu na área de Fisioterapia do Trabalho para os profissionais. pt_BR
dc.format.extent 1 v.| grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Fisioterapia pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino (Superior) pt_BR
dc.subject.classification Santa Catarina pt_BR
dc.subject.classification Fisioterapia pt_BR
dc.subject.classification Curriculos pt_BR
dc.subject.classification Ergonomia pt_BR
dc.title Estudo da abordagem dos conteúdos da área da ergonomia nos cursos de graduação em fisioterapia do estado de Santa Catarina pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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