Condições de trabalho das funcionárias e a percepção dos serviços prestados aos usuários da UNIMED/Cascavél: estudo de caso

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Condições de trabalho das funcionárias e a percepção dos serviços prestados aos usuários da UNIMED/Cascavél: estudo de caso

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Merino, Eugenio Andreas Diaz pt_BR
dc.contributor.author Bosquiroli, Andréa Lazaretti pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T11:31:31Z
dc.date.available 2012-10-20T11:31:31Z
dc.date.issued 2003
dc.date.submitted 2003 pt_BR
dc.identifier.other 227604 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84679
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract As empresas que atuam no segmento de prestação de serviços estão constantemente inovando para desenvolver relações duradouras com os seus clientes internos (funcionários) e clientes externos (usuários). O presente estudo foi realizado em empresa prestadora de serviços de saúde. A investigação teve como objetivo realizar a análise ergonômica das condições de trabalho e identificar a qualidade do atendimento dos serviços prestados, segundo a percepção dos usuários. A metodologia utilizada foi exploratória, descritiva e transversal. O método utilizado para analisar os dados foi quantiqualitativo com enfoque na análise ergonômica. A população participante do estudo constou 5 funcionárias que atuam no setor de atendimento e 184 usuários do serviço. A coleta dos dados foi realizada por meio de um questionário semi-estruturado. A análise dos resultados do perfil das funcionárias pesquisadas apontou os baixos salários e a inexistência de formação contínua na empresa. Em relação ao estudo ergonômico das condições de trabalho no setor de atendimento, detectaram-se problemas relacionados com o mobiliário inadequado, falta de espaço, condições ambientais e organizacionais desfavoráveis. O perfil dos usuários pesquisados evidenciou a utilização do serviço em média uma vez a cada seis meses. Quanto aos serviços, conclui-se que a empresa não detém tecnologia adequada para permitir a liberação dos procedimentos por cartão magnético, deficiência que dificulta o atendimento ao usuário. As reclamações feitas pelos usuários foram em relação ao atendimento e na falta de meios de distração na recepção. As metas estabelecidas no caderno de encargos e recomendações visam à reestruturação do posto de trabalho onde atuam as funcionárias, a melhoria das condições ambientais e laborais, contribuindo para a qualidade do serviço prestado ao usuário. pt_BR
dc.format.extent 129 f.| ils., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Prestação de serviços pt_BR
dc.subject.classification Trabalho - pt_BR
dc.subject.classification Analise pt_BR
dc.subject.classification Qualidade dos serviços pt_BR
dc.title Condições de trabalho das funcionárias e a percepção dos serviços prestados aos usuários da UNIMED/Cascavél: estudo de caso pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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