Abstract:
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Esta pesquisa estuda o processo de adaptação estratégica da UNIMED de Florianópolis - Cooperativa de Trabalho Médico Ltda., operadora de planos de saúde, que atua no setor de assistência médica suplementar, no período de 1985 à modelo teórico de Pettigrew (1987), estabelecido sob três aspectos: o contexto, o conteúdo e o processo de implementação das mudanças. Aplicou-se o modelo de 2002. As mudanças estratégicas foram analisadas empiricamente, segundo o Hrebiniak e Joyce (1985) para identificar a relação entre escolha estratégica da organização e a pressão ambiental. Verificou-se os tipos de estratégias na visão de Mintzberg e McHugh (1985), o modo de formulação dessas estratégias, segundo o conceito de Mintzberg (1973) e identificou-se os principais stakeholders e suas influências sobre a organização. Adotou-se o modo de pesquisa qualitativa, que enfatiza as interpretações dos atores sociais, como fonte primária de dados e a interação com o pesquisador, levando-se em conta o caráter processual, contextual e histórico das mudanças (Pettigrew, 1988). Trata-se de um estudo de caso simples, onde os dados foram obtidos por meio de entrevistas semi-estruturadas, com os presidentes da empresa, nos períodos em que transcorreram seus mandatos e alguns gerentes. Com base no referencial teórico-metodológico adotado, descreveuse o ambiente específico, com destaque para o período da regulamentação do setor no qual a empresa atua e, sempre que possível, relacionou-se os acontecimentos naqueles ambientes com as mudanças ocorridas. Considerando as características próprias das organizações cooperativistas, descreveu-se ainda, sinteticamente, a forma como o Sistema UNIMED se desenvolveu, se estruturou e suas influências no processo de adaptação estratégica da empresa. Constatou-se que a organização, de caráter associativo, passa por períodos de mudanças distintos, na gestão de cada dirigente eleito, e que seu desenvolvimento é suscetível à visão de cada um ou do grupo político que o apóia. |