Desmame precoce: contribuição de uma prática educativa com trabalhadoras de enfermagem

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Desmame precoce: contribuição de uma prática educativa com trabalhadoras de enfermagem

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Cartana, Maria do Horto Fontoura pt_BR
dc.contributor.author Julio, Lindaura dos Santos pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T09:34:42Z
dc.date.available 2012-10-20T09:34:42Z
dc.date.issued 2012-10-20T09:34:42Z
dc.identifier.other 273404 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84465
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2002. pt_BR
dc.description.abstract Apresento, nesta dissertação, os resultados de uma pesquisa relacionada aos aspectos que permeiam o processo educativo com trabalhadoras de enfermagem, o qual objetivou favorecer o cuidado em situações de desmame precoce por opção materna, em uma unidade de alojamento conjunto, na maternidade de um hospital universitário, em Florianópolis. Essa proposta educativa foi desenvolvida de maio a julho de 2001 e complementada em março de 2002; teve como fundamentação a pedagogia libertadora e problematizadora de Paulo Freire, norteada pela metodologia da problematização. Utiliza, portanto, os cinco passos do arco da problematização de Charles Maguarez, adaptados para este estudo como processo metodológico. Participaram, efetivamente, do processo educativo 25 trabalhadoras da maternidade do hospital universitário; dessas, vinte e uma trabalham no alojamento; três, na central de aleitamento materno; e uma atua no serviço de nutrição da maternidade. Para operacionalizar esse processo educativo, realizaram-se seis encontros, uma oficina e cinco grupos de discussão. Foram utilizados, para a coleta de dados, a observação, a observação participante e o material coletado nos grupos de discussão. Dessa relação dialógica que se estabeleceu entre a facilitadora do processo e as trabalhadoras de enfermagem, emergiram dois temas centrais. O primeiro está relacionado ao prejulgamento que dificulta o cuidado quando a mãe opta pelo desmame precoce. Assim, os debates suscitados a partir desse tema levaram as participantes a repensar sobre as questões éticas e sobre a educação continuada no trabalho de enfermagem. No segundo tema, tratou-se das reações da cliente versus as reações da trabalhadora de enfermagem como entrave para a realização do cuidado. A partir disso, realizou-se uma reflexão sobre os sentimentos da mãe-nutriz que opta pelo desmame precoce, e também sobre as crenças, valores e sentimentos das trabalhadoras, os quais influenciam no cuidado. Desse modo, a relação dialógico-dialética, que se estabeleceu entre os membros do grupo e que permeou todo o processo educativo, permitiu que a problematização da situação fosse ampliada por meio da discussão. Além disso, a conscientização das trabalhadoras de enfermagem contribuiu para a busca de soluções. Construíram-se, em vista disso, alternativas de atendimento com o objetivo de proporcionar um cuidado humanizado e com qualidade para a mãe-nutriz e para a sua família. pt_BR
dc.format.extent 91 f.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Enfermagem pt_BR
dc.subject.classification Lactentes - pt_BR
dc.subject.classification Desmame pt_BR
dc.subject.classification Lactentes - pt_BR
dc.subject.classification Nutrição pt_BR
dc.title Desmame precoce: contribuição de uma prática educativa com trabalhadoras de enfermagem pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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