A ergonomia de software e a multimídia na concepção de programas para educação infantil seguindo o sistema montessoriano de ensino

DSpace Repository

A- A A+

A ergonomia de software e a multimídia na concepção de programas para educação infantil seguindo o sistema montessoriano de ensino

Show full item record

Title: A ergonomia de software e a multimídia na concepção de programas para educação infantil seguindo o sistema montessoriano de ensino
Author: Santos, Ednalva Rosa dos
Abstract: Levantar bases pedagógicas no sistema montessoriano de ensino com a integração da multimídia e a conformidade ergonômica da usabilidade tendo como intuito conceber, para efeito de orientação teórico-metodológica, um modelo de programa a ser utilizado por crianças da Educação Infantil constitui o objetivo deste trabalho. Para sistematizar este objetivo, apresenta-se nesta dissertação algumas das principais teorias da aprendizagem e sua influência na concepção de produtos educacionais informatizados. Descreve-se o sistema montessoriano de ensino e destaca-se algumas leis que regem a Educação Infantil no Brasil. Destaca-se algumas contribuições da multimídia e da ergonomia de software para o desenvolvimento de software educativo e, a partir destas contribuições, propõe-se um modelo de programa para Educação Infantil adequado ao método montessoriano de ensino. Espera-se com esse trabalho contribuir para a produção de conhecimentos que sirvam para orientar e apoiar profissionais envolvidos com a educação montessoriana que queiram desenvolver software educativos adaptados a este sistema de ensino.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84448
Date: 2002


Files in this item

Files Size Format View
184570.pdf 8.950Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar