Qualificação docente e desempenho discente no ensino fundamental brasileiro: um enfoque por fronteiras de produção com múltiplos insumos e múltiplos produtos

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Title: Qualificação docente e desempenho discente no ensino fundamental brasileiro: um enfoque por fronteiras de produção com múltiplos insumos e múltiplos produtos
Author: Bonilha, Uacauan
Abstract: Esta tese propõe um modelo que associa qualificação docente e desempenho discente, sob o ponto vista da produção, e que tem como finalidade identificar diretrizes para o estabelecimento de programas de qualificação docente, por parte dos administradores dos sistemas educacionais. Este modelo associa o emprego da análise envoltória de dados (DEA) ao emprego de testes estatísticos de hipóteses. Análise envoltória de dados é empregada para identificar professores eficazes e não-eficazes e, testes estatísticos de hipóteses, para verificar a associação entre o nível de escolaridade do professor e seu desempenho produtivo, bem como a possível influência do ambiente familiar no desempenho produtivo dos professores. O modelo foi aplicado ao contexto da atuação multidisciplinar dos professores da 4a série do ensino fundamental da Região Sul, em uma amostra de 117 professores e suas respectivas turmas, extraída do Sistema Nacional de Avaliação do Educação Básica, ano-base 1997. Entre as conclusões destacam-se: que a produtividade dos professores sem formação de nível superior é limitada pela falta de suporte ao trabalho docente e estimulada pelo ambiente familiar que valoriza a educação; que a produtividade dos professores com formação de nível superior pode ser estimulada, de forma equilibrada, por meio da capacitação docente e da melhoria do suporte ao trabalho docente; que, no longo prazo, a qualificação dos professores sem formação de nível superior requer maior volume de recursos, do que a qualificação dos professores com formação de nível superior; que a produtividade dos professores é estimulada pelo ambiente familiar que valoriza a educação.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84421
Date: 2002


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