Interação: análise em programas de educação a distância
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Rodriguez Martins, Alejandro |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Vieira, Robson Paisante |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-20T09:10:27Z |
|
dc.date.available |
2012-10-20T09:10:27Z |
|
dc.date.issued |
2002 |
|
dc.date.submitted |
2002 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
188663 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84420 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Pesquisa que aborda a questão da interação entre os atores em programas de educação à distância, bem como, a relação entre tecnologia e as estratégias de interação. A partir da observação de que as pessoas, em geral, têm dificuldades de desenvolver seus estudos numa relação solitária com o material instrucional, esse trabalho enfoca duas questões: I) É possível montar modelos de EAD com níveis satisfatórios de interações entre seus atores? ; II) Para que se tenham estratégias de interação eficientes é necessária a utilização de um grande elenco de tecnologias de comunicação? Para análise foram escolhidos dois programas. O primeiro é desenvolvido pelo núcleo de ensino a distância (NEAD) da Universidade Federal do Mato Grosso em parceria com prefeituras do interior do estado, que tem como objetivo a formação dos professores do estado em nível superior. O segundo é o programa de mestrado em Engenharia de Produção desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Catarina através do LED (Laboratório de Ensino à Distância) em parceria com Instituto Metodista Izabela Hendrix de Belo Horizonte. Os programas apresentam dois extremos no que se refere a utilização de tecnologias nas suas estratégias de interação. O primeiro modelo, tem como mídia principal o material impresso e as estratégias de interação acontecem, principalmente, numa ação face a face. O segundo, baseado em alta tecnologia de comunicação, tem como mídia principal a videoconferência e uma série de outras mídias (www, e-mail, listas de discussão, fóruns) atuando como suporte, e as interações são intermediadas por essas mídias. A análise de documentos e palestra (relato de experiências) produzidos por professores do NEAD e observação in loco no caso do LED, indica que nos processos de interação as ferramentas tecnológicas não são determinantes, ou seja, não determinam em si interações. A ação humana é fundamental, seja numa ação face a face ou gerenciando a utilização das tecnologias de comunicação. |
pt_BR |
dc.format.extent |
93 f.| il. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ensino a distancia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Avaliação |
pt_BR |
dc.title |
Interação: análise em programas de educação a distância |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Torres, Patrícia Lupion |
pt_BR |
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