Interação: análise em programas de educação a distância

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Interação: análise em programas de educação a distância

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Rodriguez Martins, Alejandro pt_BR
dc.contributor.author Vieira, Robson Paisante pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T09:10:27Z
dc.date.available 2012-10-20T09:10:27Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 188663 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84420
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract Pesquisa que aborda a questão da interação entre os atores em programas de educação à distância, bem como, a relação entre tecnologia e as estratégias de interação. A partir da observação de que as pessoas, em geral, têm dificuldades de desenvolver seus estudos numa relação solitária com o material instrucional, esse trabalho enfoca duas questões: I) É possível montar modelos de EAD com níveis satisfatórios de interações entre seus atores? ; II) Para que se tenham estratégias de interação eficientes é necessária a utilização de um grande elenco de tecnologias de comunicação? Para análise foram escolhidos dois programas. O primeiro é desenvolvido pelo núcleo de ensino a distância (NEAD) da Universidade Federal do Mato Grosso em parceria com prefeituras do interior do estado, que tem como objetivo a formação dos professores do estado em nível superior. O segundo é o programa de mestrado em Engenharia de Produção desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Catarina através do LED (Laboratório de Ensino à Distância) em parceria com Instituto Metodista Izabela Hendrix de Belo Horizonte. Os programas apresentam dois extremos no que se refere a utilização de tecnologias nas suas estratégias de interação. O primeiro modelo, tem como mídia principal o material impresso e as estratégias de interação acontecem, principalmente, numa ação face a face. O segundo, baseado em alta tecnologia de comunicação, tem como mídia principal a videoconferência e uma série de outras mídias (www, e-mail, listas de discussão, fóruns) atuando como suporte, e as interações são intermediadas por essas mídias. A análise de documentos e palestra (relato de experiências) produzidos por professores do NEAD e observação in loco no caso do LED, indica que nos processos de interação as ferramentas tecnológicas não são determinantes, ou seja, não determinam em si interações. A ação humana é fundamental, seja numa ação face a face ou gerenciando a utilização das tecnologias de comunicação. pt_BR
dc.format.extent 93 f.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Ensino a distancia pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.title Interação: análise em programas de educação a distância pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Torres, Patrícia Lupion pt_BR


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