O computador como instrumento de mediação na aquisição da escrita: uma abordagem sócio-histórica

DSpace Repository

A- A A+

O computador como instrumento de mediação na aquisição da escrita: uma abordagem sócio-histórica

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Komosinski, Leandro Jose pt_BR
dc.contributor.author Felipe, Eliana da Silva pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T09:08:50Z
dc.date.available 2012-10-20T09:08:50Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 184567 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84417
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho, situado nas áreas da Ciência da Computação, da Lingüística Aplicada, da Psicologia Educacional e da Pedagogia, analisa a relevância pedagógica de ambientes informatizados de aprendizagem da leitura e da escrita desenvolvidos para a Pré-escola e para o Primeiro Ciclo do Ensino Fundamental, ao mesmo tempo em que apresenta uma re-leitura sobre a concepção de software educacional para esses níveis. A proposta de aprendizagem subjacente aos softwares educacionais destinados aos níveis de ensino supracitados nos permite afirmar que tais ferramentas não favorecem a formação de uma criança leitora, por estarem centrados fundamentalmente na codificação e decodificação do sistema alfabético, sem nenhuma relação do sistema gráfico com as situações de comunicação no qual ele ganha significado. Para desenvolver essa idéia, o trabalho aborda algumas das principais contribuições de Vygotsky sobre a formação das funções intelectuais superiores, funções essas que envolvem o uso combinado de instrumentos e signos; o desenvolvimento da escrita na criança como transição para um estágio superior de pensamento pela sua apropriação como atividade de mediação; os principais aspectos de uma concepção de leitura e de escrita como prática de letramento; e as concepções subjacentes aos softwares educacionais destinados à alfabetização. Finalmente, o trabalho apresenta uma análise das perspectivas de aprendizagem da leitura e da escrita em ambientes informatizados, a partir da crítica elaborada e do diálogo com o referencial teórico adotado, apontando para alguns aspectos que poderiam nortear a modelagem de um software educacional sob essas perspectivas. pt_BR
dc.format.extent 105 f.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Informatica pt_BR
dc.subject.classification Ciência da computação pt_BR
dc.subject.classification Leitura - pt_BR
dc.subject.classification Meios auxiliares pt_BR
dc.subject.classification Leitura pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.classification Escrita pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.classification Aprendizagem pt_BR
dc.subject.classification Softwares educacionais pt_BR
dc.subject.classification Ensino auxiliado por computador pt_BR
dc.title O computador como instrumento de mediação na aquisição da escrita: uma abordagem sócio-histórica pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
184567.pdf 2.868Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar