O computador como instrumento de mediação na aquisição da escrita: uma abordagem sócio-histórica
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Komosinski, Leandro Jose |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Felipe, Eliana da Silva |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-20T09:08:50Z |
|
dc.date.available |
2012-10-20T09:08:50Z |
|
dc.date.issued |
2002 |
|
dc.date.submitted |
2002 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
184567 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84417 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho, situado nas áreas da Ciência da Computação, da Lingüística Aplicada, da Psicologia Educacional e da Pedagogia, analisa a relevância pedagógica de ambientes informatizados de aprendizagem da leitura e da escrita desenvolvidos para a Pré-escola e para o Primeiro Ciclo do Ensino Fundamental, ao mesmo tempo em que apresenta uma re-leitura sobre a concepção de software educacional para esses níveis. A proposta de aprendizagem subjacente aos softwares educacionais destinados aos níveis de ensino supracitados nos permite afirmar que tais ferramentas não favorecem a formação de uma criança leitora, por estarem centrados fundamentalmente na codificação e decodificação do sistema alfabético, sem nenhuma relação do sistema gráfico com as situações de comunicação no qual ele ganha significado. Para desenvolver essa idéia, o trabalho aborda algumas das principais contribuições de Vygotsky sobre a formação das funções intelectuais superiores, funções essas que envolvem o uso combinado de instrumentos e signos; o desenvolvimento da escrita na criança como transição para um estágio superior de pensamento pela sua apropriação como atividade de mediação; os principais aspectos de uma concepção de leitura e de escrita como prática de letramento; e as concepções subjacentes aos softwares educacionais destinados à alfabetização. Finalmente, o trabalho apresenta uma análise das perspectivas de aprendizagem da leitura e da escrita em ambientes informatizados, a partir da crítica elaborada e do diálogo com o referencial teórico adotado, apontando para alguns aspectos que poderiam nortear a modelagem de um software educacional sob essas perspectivas. |
pt_BR |
dc.format.extent |
105 f.| il. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Informatica |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ciência da computação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Leitura - |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Meios auxiliares |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Leitura |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Escrita |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Softwares educacionais |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ensino auxiliado por computador |
pt_BR |
dc.title |
O computador como instrumento de mediação na aquisição da escrita: uma abordagem sócio-histórica |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
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