Laboratório de design: o designer e o mercado de trabalho na era do consumidor
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Gontijo, Leila Amaral |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Schirigatti, Elisangela Lobo |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-20T08:50:00Z |
|
dc.date.available |
2012-10-20T08:50:00Z |
|
dc.date.issued |
2002 |
|
dc.date.submitted |
2002 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
185331 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84382 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O ensino superior tem a missão de contribuir para o desenvolvimento sustentável e melhoramento da sociedade, formando cidadãos responsáveis, munidos de massa crítica e saber. Além desta, também possui o importante papel de graduar profissionais capacitados para um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. O laboratório de design pode complementar o papel da nova educação superior ajudando na formação do perfil profissional dos egressos, melhor preparando-os para esta realidade competitiva. Baseando-se neste contexto, a dissertação propõe esclarecer as necessidades atuais do perfil profissional do designer perante o mercado de trabalho. A atualidade é interpretada aqui como o momento vivenciador de uma era cujas características estão estruturadas no consumidor. Palavra chave que dita as mudanças e recebe uma atenção especial do mundo empresarial desde o final do século XX. A pesquisa é realizada com designers atuantes em Curitiba, onde as dados coletados deste ambiente externo visam esclarecer as principais dificuldades enfrentadas durante o exercer da profissão. As informações são transformadas em elementos que ajudarão a compor uma proposta de ensino integrando prática e teoria. Esta proposta é elaborada a fim de contribuir na formação do profissional em design durante o ensino superior orientando a atuação dos envolvidos neste processo. |
pt_BR |
dc.format.extent |
ii, 108 f.| il., tabs., grafs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Design |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Desenhistas industriais |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Formação profissional |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Mercado de trabalho |
pt_BR |
dc.title |
Laboratório de design: o designer e o mercado de trabalho na era do consumidor |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar