Laboratório de design: o designer e o mercado de trabalho na era do consumidor

DSpace Repository

A- A A+

Laboratório de design: o designer e o mercado de trabalho na era do consumidor

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Gontijo, Leila Amaral pt_BR
dc.contributor.author Schirigatti, Elisangela Lobo pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T08:50:00Z
dc.date.available 2012-10-20T08:50:00Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 185331 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84382
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract O ensino superior tem a missão de contribuir para o desenvolvimento sustentável e melhoramento da sociedade, formando cidadãos responsáveis, munidos de massa crítica e saber. Além desta, também possui o importante papel de graduar profissionais capacitados para um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. O laboratório de design pode complementar o papel da nova educação superior ajudando na formação do perfil profissional dos egressos, melhor preparando-os para esta realidade competitiva. Baseando-se neste contexto, a dissertação propõe esclarecer as necessidades atuais do perfil profissional do designer perante o mercado de trabalho. A atualidade é interpretada aqui como o momento vivenciador de uma era cujas características estão estruturadas no consumidor. Palavra chave que dita as mudanças e recebe uma atenção especial do mundo empresarial desde o final do século XX. A pesquisa é realizada com designers atuantes em Curitiba, onde as dados coletados deste ambiente externo visam esclarecer as principais dificuldades enfrentadas durante o exercer da profissão. As informações são transformadas em elementos que ajudarão a compor uma proposta de ensino integrando prática e teoria. Esta proposta é elaborada a fim de contribuir na formação do profissional em design durante o ensino superior orientando a atuação dos envolvidos neste processo. pt_BR
dc.format.extent ii, 108 f.| il., tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Design pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.classification Desenhistas industriais pt_BR
dc.subject.classification Formação profissional pt_BR
dc.subject.classification Mercado de trabalho pt_BR
dc.title Laboratório de design: o designer e o mercado de trabalho na era do consumidor pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
185331.pdf 2.914Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar