Desenvolvimento de estratégias de marketing para o turismo de eventos na cidade de Goiânia: um estudo de caso

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Desenvolvimento de estratégias de marketing para o turismo de eventos na cidade de Goiânia: um estudo de caso

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Fonseca, Luiz Gonzaga de Souza pt_BR
dc.contributor.author Rosa, Celso Orlando pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T08:28:32Z
dc.date.available 2012-10-20T08:28:32Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 198127 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84342
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract A crescente importância do Turismo na economia cada vez mais globalizada e competitiva evidencia-se neste início de milênio, quando a sociedade busca alternativas e soluções para elevar o nível de bem-estar da população mundial em face do risco da degradação total do meio-ambiente e da exclusão econômica e social de parcela significativa da humanidade. O Brasil registra hoje a passagem efetiva de um turismo empresarial tímido e desarticulado para uma produção mais estruturada e de qualidade. O turismo de eventos é uma das atividades de turismo que mais trazem retorno para uma cidade, pois movimenta os mais variados segmentos da economia. O objetivo da presente pesquisa é identificar, descrever e analisar o ambiente organizacional do turismo de eventos e as estratégias de marketing empregadas pela cidade de Goiânia. Para a concretização do trabalho, o método de investigação adotado foi o estudo de caso, por possibilitar o estudo mais apurado de uma organização sem precisar comparação com outras. Quanto às perspectivas da pesquisa, pode-se dizer que se trata de um estudo descritivo. O universo da pesquisa é o turismo de eventos na cidade de Goiânia, e suas estruturas, espaços para eventos e os dirigentes do trade turístico. O desenvolvimento de análise do ambiente externo e interno do turismo de eventos fez com que este viabilizasse melhor seu campo de ação, podendo, dessa forma, aproveitar melhor as oportunidades e os pontos fortes identificados, assim como encontrar meios de transformar, envolver ou descartar as ameaças e os pontos fracos, de modo que estes se traduzam em benefícios à cidade. No que se refere à análise e descrição das estratégias de marketing adotadas pelo turismo de eventos na cidade de Goiânia, foi possível constatar quais os elementos do ambiente externo e interno refletem diretamente no ambiente organizacional, prejudicando ou facilitando o seu desempenho, com também, refletem na atuação de suas estratégias de marketing possibilitando as mudanças de estratégias. pt_BR
dc.format.extent 142 f.| il., tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Turismo pt_BR
dc.subject.classification Marketing pt_BR
dc.subject.classification Eventos pt_BR
dc.title Desenvolvimento de estratégias de marketing para o turismo de eventos na cidade de Goiânia: um estudo de caso pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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