dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Dutra, Ana Regina de Aguiar |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Pessoa, Flávio Henrique Moura Gurjão |
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dc.date.accessioned |
2012-10-20T08:21:33Z |
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dc.date.available |
2012-10-20T08:21:33Z |
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dc.date.issued |
2002 |
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dc.date.submitted |
2002 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
189421 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84329 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
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dc.description.abstract |
A pesquisa visa identificar o desempenho de empresas de construção residencial que apresentam diferentes níveis de investimento em qualidade. Um estudo comparativo foi feito entre quatro empresas associadas ao SINDUSCON-CE: 1) uma empresa certificada ISO 9000; 2) uma empresa que participa de programas de qualidade; 3) uma empresa cujos funcionários participaram de treinamentos operacionais; e 4) uma empresa considerada tradicional pelo mercado. Foram adotados alguns critérios para a escolha das empresas, tais como: tempo de atuação no mercado, quantidade de edificações em construção, quantidade de operários, perspectiva de lançamento de novos empreendimentos, entre outros. Nesse estudo foram utilizados três instrumentos de pesquisa: questionário respondido pelos diretos das empresas, entrevista com os funcionários e observação não participante. As empresas foram relacionadas de acordo com a difusão da qualidade em seu processo produtivo. Três variáveis foram consideradas: a qualidade no processo produtivo, formação dos empregados e integração dos componentes das empresas. O estudo apresentou um desnivelamento em relação à qualidade entre as empresas pesquisadas. A primeira empresa, apesar da certificação em qualidade, apresenta deficiências em alguns aspectos: investimento em treinamento, benchmarking, utilização de novas tecnologias e incentivo financeiro para funcionários. A segunda empresa apresentou conflitos entre diretores e funcionários evidenciados nas respostas do questionário e das entrevistas. A terceira empresa apresentou utilização de inovações tecnológicas, contudo, foi constatado que os treinamentos dos quais seus funcionários participaram deveu-se a iniciativas de um de seus engenheiros. A quarta empresa, apesar de não aplicar nenhuma ferramenta de qualidade, mantém seus funcionários motivados, utilizando formas próprias de ação. Finalmente, a pesquisa concluiu que a qualidade deve ser entendida como uma questão gerencial no âmbito das empresas de construção residencial. |
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dc.format.extent |
159 f.| tabs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
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dc.subject.classification |
Construção civil |
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dc.subject.classification |
Empresas |
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dc.subject.classification |
Qualidade |
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dc.subject.classification |
Desempenho |
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dc.title |
Estudo comparativo do desempenho em empresas de construção residencial de Fortaleza com diferentes níveis de investimento formal em qualidade |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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dc.contributor.advisor-co |
Barros Neto, José de Paula |
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