Sistema de informação na organização escolar: auxiliando o educador na mediação do processo inicial de alfabetização

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Sistema de informação na organização escolar: auxiliando o educador na mediação do processo inicial de alfabetização

Mostrar registro completo

Título: Sistema de informação na organização escolar: auxiliando o educador na mediação do processo inicial de alfabetização
Autor: Silva, Odinéa Lopes da
Resumo: O presente estudo aborda a utilização de sistemas de informação baseados em computador na organização escolar para auxiliar a mediação dos educadores no processo de aprendizagem. Para tanto, propõe o protótipo de um sistema visando facilitar a coleta e registro de informações referentes ao nível de consciência fonológica, formação do vocabulário visual e utilização de regras hierárquicas de alunos que vivenciam o processo inicial de alfabetização. Este estudo toma como referencial teórico o Pensamento Sistêmico para a compreensão da realidade escolar e sua relação com o contexto social, a Teoria Construtivista e Abordagem Sócio-Interacionista para o entendimento do processo de aprendizagem, e a Perspectiva Sociotécnica para embasar a construção do sistema. Acredita-se na contribuição do mesmo para a construção de uma visão mais ampla do potencial das novas tecnologias da informação na organização escolar, possibilitando a ampliação de suas contribuições para a resolução dos problemas educacionais.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84324
Data: 2004


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
203245.pdf 2.054Mb PDF Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar