Valores organizacionais e processo de comunicação: uma análise sob a ótica da utilização do correio eletrônico
Show full item record
Title:
|
Valores organizacionais e processo de comunicação: uma análise sob a ótica da utilização do correio eletrônico |
Author:
|
Martins, Evelize Mara de Souza Gomes
|
Abstract:
|
O objetivo geral dessa dissertação foi verificar de que maneira os valores organizacionais subjacentes ao processo de comunicação pelo correio eletrônico influenciam a utilização dessa tecnologia, na Agência Miramar da Caixa Econômica Federal. Como objetivos específicos buscou-se descrever as normas relacionadas aos valores organizacionais e ao processo de comunicação, assim como identificar os valores compartilhados pelos colaboradores no uso desta ferramenta. Procurou-se caracterizar a forma de utilização do correio eletrônico e examinar a influência dos valores compartilhados na sua utilização. A Caixa Econômica Federal é uma empresa pública com 141 anos de existência e aproximadamente 55.000 mil colaboradores presentes em todos os municípios brasileiros, configurando-se como um dos principais órgãos para execução das políticas públicas do governo federal. A Agência Miramar é a maior do Estado em número de colaboradores, uma das maiores em movimentação financeira e possui todas as funções previstas para o organograma de agências bancárias da Empresa, o que não acontece com todas as agências. Após os fundamentos teóricos foi definida a metodologia que se caracteriza como um estudo de caso descritivo com uma abordagem eminentemente qualitativa e perspectiva sincrônica. Na seqüência, tratou-se sobre as delimitações e os principais conceitos utilizados. A amostra intencional, selecionada para as entrevistas, foi formada por colaboradores do grupo de chefias, do grupo de assessoramento e do grupo operacional; e o critério de seleção por tipicidade foi o maior tempo de trabalho na Agência, na Empresa e grau de escolaridade diferenciado. Constatou-se que o uso prioritário do correio eletrônico está em consonância com os objetivos que a Empresa pretendia alcançar ao adotar esta tecnologia e os valores compartilhados organização e obediência são fundamentais para que isso aconteça na Agência Miramar. Verificou-se que as redes informais emergiram em todos os grupos pesquisados por influência dos valores compartilhados amizade, cooperação, coleguismo, sociabilidade e harmonia. Os grupos de assessoramento e de chefias mostraram-se mais afinados com os valores da Empresa e suas comunicações são influenciadas pelas barreiras à comunicação, hierarquia rígida, múltiplos estratos hierárquicos, isolamento, excesso de dados, pressões e ritmo de trabalho, além de outros valores não compartilhados. A falta de competência com o uso dos recursos afeta todos os grupos. Concluiu-se que os valores compartilhados influenciam fortemente o uso do correio eletrônico pelos colaboradores operacionais e apenas parcialmente pelos grupos de assessoramento e de chefias, pois as barreiras à comunicação identificadas também determinam o uso, além de outros valores não compartilhados entre os grupos. |
Description:
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração. |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84302
|
Date:
|
2002 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar