As novas tecnologias educacionais e a formação de enfermeiros na UEFS: possibilidades e perspectivas
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Ulbricht, Vania Ribas |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Saback, Maria Angela de Merícia Correia |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-20T07:42:52Z |
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dc.date.available |
2012-10-20T07:42:52Z |
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dc.date.issued |
2002 |
|
dc.date.submitted |
2002 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
191461 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84257 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Estudo realizado em 2002, no Município de Feira de Santana, Bahia, com o objetivo de compreender a incorporação da Internet a prática pedagógica dos docentes da Área de Gestão Pública do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, tendo como fundamentação teórica a integração das novas tecnologias de informação e comunicação à prática pedagógica e os novos paradigmas educacionais no ensino de graduação. Como parte dessa investigação, foi realizada uma pesquisa de natureza exploratória e descritiva, para possibilitar a apreensão do objeto em estudo. O estudo de caso foi o método de procedimento adotado. Foram utilizados como instrumentos o questionário de pesquisa e a análise documental. A população entrevistada foi representada por 11 docentes que integram a Área de Gestão Pública do Curso de Enfermagem da UEFS. A análise dos dados foi constituída com base no confronto do referencial teórico dos dados empíricos, utilizando-se o método de análise de conteúdo. Os resultados obtidos na investigação apontaram para a existência de dificuldades/limites na acessibilidade dos docentes, no que se refere ao uso do computador/Internet na UEFS. Verificou-se que a Internet é uma fonte de informações e atualização com uma grande penetração entre os docentes e que poucos deles procuram envolver seus alunos no emprego da rede. Constatou-se que a comunicação entre as pessoas, pelo correio eletrônico (e-mail), ainda não foi explorada em todo seu potencial, na perspectiva educacional. Ficou evidente que os docentes reconhecem as vantagens do uso educacional da rede e têm intenções de incluir e/ou aprimorar esse uso. Os docentes percebem uma mudança no papel dos professores, determinada, sobretudo, pela posição do aluno no cenário tecnológico. Por meio de uma análise qualitativa, identificou-se uma subtilização do potencial de computador/Internet. Assim, sugeriu-se a realização de programas de formação permanente para os docentes do Curso de Enfermagem da UEFS, com ênfase na utilização das novas tecnologias educacionais e nas questões didático-pedagógicas. |
pt_BR |
dc.format.extent |
114 f.| tabs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Professores - |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Formação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Pratica de ensino |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Tecnologia educacional |
pt_BR |
dc.title |
As novas tecnologias educacionais e a formação de enfermeiros na UEFS: possibilidades e perspectivas |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
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