Abstract:
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Atualmente o ensino superior passa por profundos questionamentos, no meio acadêmico e até mesmo fora dele, no que se refere à busca constante de qualidade na formação da mão de obra especializada formada pelas universidades. Esses questionamentos são impostos pelas constantes alterações ocorridas no mercado em função do uso das novas tecnologias disponíveis, responsáveis por uma mudança radical no entendimento dos processos de produção e, mais profundamente, na formação cultural da sociedade contemporânea. Não se admite mais, na maioria dos setores produtivos, profissionais com uma visão meramente tecnicista. Mais do que nunca é necessário pensar no sentido de buscar respostas rápidas e criativas para atender as exigências mercadológicas. As universidades têm um papel inquestionável nesse cenário como formadoras dessa mão de obra e, como tais, devem rever constantemente sua função, criando sistemas, nas mais diversas áreas de atuação (administrativa, pedagógica, extensão, pesquisa) que permitam avaliar os seus processos em busca de um aprimoramento coletivo e individual. O grande foco da discussão do papel da universidade como responsável por essa qualificação passa pelo real entendimento e, conseqüentemente, pelo aprimoramento dos métodos que envolvem o ensino e a aprendizagem na graduação. Produzir conhecimento significativo que contribua para a formação de profissionais críticos, criativos e transformadores é, sem dúvida alguma, o grande desafio dessas instituições. Este trabalho se propõe a dar continuidade a tais questionamentos, criando um referencial teórico que sirva como inspiração na busca de qualidade do ensino no país. A proposta final consiste em sugerir uma nova formatação para o ensino e aprendizagem de Design Gráfico, começando por percebê-lo como uma área detentora de várias formas de aplicação, resultando na aplicação do termo Multimeios e seguindo, no que é mais importante, na reformulação do seu processo didático, tendo como base o aprendizado na ação reflexiva, que se torna muito mais eficiente quando percebido de um ponto de vista sistêmico capaz de realimentá-lo impulsionando, como um motocontínuo, sua evolução |