Um estudo sobre o grau de utilização do planejamento estratégico nas microempresas e empresas de pequeno porte de Brasília: [dissertação]

DSpace Repository

A- A A+

Um estudo sobre o grau de utilização do planejamento estratégico nas microempresas e empresas de pequeno porte de Brasília: [dissertação]

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Carvalho Junior, Luiz Carlos de pt_BR
dc.contributor.author Costa, Sérgio Henrique Barroca pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T07:03:36Z
dc.date.available 2012-10-20T07:03:36Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 231644 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84184
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem por objetivo verificar em que medida o planejamento estratégico é utilizado por microempresas e empresas de pequeno porte de Brasília; descrever o processo formal do planejamento estratégico através do desenvolvimento de suas etapas; e descobrir as razões que levam, ou não, as empresas a implementar o planejamento estratégico. São discutidas as teorias referentes ao planejamento estratégico, apresentando os conceitos de estratégia, sua evolução e origem, a conceituação de planejamento, os tipos mais usuais e as principais etapas: análise do ambiente externo, análise do ambiente interno e desenvolvimento da base estratégica. Após, são descritas os tipos de estratégias corporativas mais utilizadas no mercado. Para a realização deste estudo, utilizou-se da pesquisa conclusiva descritiva, para conhecimento dos perfis das empresas, e a pesquisa conclusiva causal, com levantamento de dados primários junto às empresas e secundários em bibliografias específicas. Na conclusão, foi constatado que algumas empresas utilizam estratégias para melhor aproveitar as oportunidades de mercado e que outras não dão importância a nenhum tipo de planejamento ou estabelecimento de estratégias. Das empresas que estabelecem estratégias e utilizam planejamentos, a grande maioria o faz de maneira desestruturada, informal e empírica, necessitando assim, de informações adequadas e orientações profissionais para elaborar seu planejamento estratégico. Outras tantas dizem que ter planejamento ou estratégia empresarial não afeta a competitividade da organização. pt_BR
dc.format.extent 111 f.| il., pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Pequenas e medias empresas pt_BR
dc.subject.classification Planejamento estrategico pt_BR
dc.title Um estudo sobre o grau de utilização do planejamento estratégico nas microempresas e empresas de pequeno porte de Brasília: [dissertação] pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
231644.pdf 908.5Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar