Internacionalização de empresas brasileiras: um estudo de caso na empresa Grupo Delta
Show full item record
Title:
|
Internacionalização de empresas brasileiras: um estudo de caso na empresa Grupo Delta |
Author:
|
Sarli, Patrícia Luciani
|
Abstract:
|
As transformações ocorridas na economia mundial têm levado à integração dos mercados de bens, serviços e capital. Entende-se por globalização o conjunto destas transformações, que seguem as mudanças nas bases sociais, tecnológicas, produtivas, comerciais e financeiras do capitalismo internacional. Tais transformações estão gerando incertezas e turbulências ambientais que constituem um dos principais desafios enfrentados pelas empresas brasileiras. Este ambiente marcado pela globalização acelera e obriga o movimento das empresas rumo à internacionalização de suas atividades. Assim, a pesquisa proposta pretendeu analisar na esteira da contribuição da teoria do modelo de internacionalização de empresas de Kraus, verificando as etapas e transformações ocorridas no Grupo DELTA, desde a gênese de sua internacionalização até sua consolidação como empresa internacional. Define-se internacionalização como um processo crescente e continuado de envolvimento de uma empresa, nas operações com outros países fora de sua base de origem. A principal conclusão deste estudo, tendo em vista o objetivo geral do mesmo, é a de que o modelo de internacionalização de empresas de Kraus possibilitou a compreensão do processo de internacionalização do Grupo DELTA, pois todas as etapas, do modelo aplicado, estão evidenciadas. |
Description:
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socio-Economico. Programa de Pós-graduação em Administração |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84182
|
Date:
|
2002 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar