Metodologia alternativa ao processo de rerrefino de óleos lubrificantes usados, após a etapa de desasfaltamento

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Metodologia alternativa ao processo de rerrefino de óleos lubrificantes usados, após a etapa de desasfaltamento

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Riella, Humberto Gracher pt_BR
dc.contributor.author Guarido, Carlos Eduardo Moreira pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T06:56:04Z
dc.date.available 2012-10-20T06:56:04Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 181978 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84170
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais pt_BR
dc.description.abstract Milhões de toneladas de resíduos domésticos e industriais, entre eles o óleo lubrificante usado, são descartados diariamente na natureza. Os problemas ambientais causados pelo descarte e queima do óleo lubrificante usado, os resíduos gerados pelo processo de rerrefino, a necessidade de uma solução a essas causas, são motivos deste trabalho. O intuito principal é propor uma metodologia alternativa técnico-econômica do processo de rerrefino. No desenvolvimento deste trabalho foram comparados os adsorventes terra fuller (argila utilizada pelas rerrefinadoras atualmente) e o carvão ativado a partir do nó de pinho. Para tanto, os adsorventes foram caracterizados quanto à composição química e mineralógica, distribuição do tamanho de partículas, área superficial, diâmetro médio dos poros, densidade e análise microestrutural. Os óleos clarificados por estes adsorventes foram caracterizados segundo as Normas ASTM e ABNT/NBR, obtendo-se resultados semelhantes. Porém, o carvão de nó de pinho, por ser um carvão vegetal e possuir uma grande área superficial, absorve mais óleo que a terra fuller. Portanto há uma perda significativa de 15% de óleo nesse adsorvente, comparado a uma perda de, apenas, 2,5% a 3% na terra fuller. Toma-se como base o montante de óleo que entra nesta etapa do processo, ou seja, clarificação/filtração. Assim, uma outra metodologia alternativa ao processo de rerrefino de óleo usado foi proposta. Esta metodologia emprega dois adsorventes: um carvão ativado (obtido de resíduo do próprio processo de rerrefino) a ser utilizado na etapa de tratamento químico/acidificação e, a terra fuller na etapa seguinte, clarificação/filtração. As vantagens desta nova metodologia são que: na etapa de tratamento químico/acidificação a quantidade de ácido sulfúrico foi reduzida em, aproximadamente, 30% em peso e o tempo de processo foi reduzido em 48%. Na etapa de clarificação/filtração a quantidade de terra fuller foi reduzida em 7%. Não se faz necessário a adição de 2,7% de hidróxido de cálcio para neutralização final. Estas reduções foram calculadas em relação aos parâmetros utilizados no processo de rerrefino que possui o evaporador de película. pt_BR
dc.format.extent [98] f.| il., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Ciencia dos materiais pt_BR
dc.subject.classification Oleos lubrificantes pt_BR
dc.title Metodologia alternativa ao processo de rerrefino de óleos lubrificantes usados, após a etapa de desasfaltamento pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Novais, Adelamar Ferreira pt_BR


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