dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Sommer, Willy Arno |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Bahia, Patrícia Harder do Nascimento |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-20T06:30:44Z |
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dc.date.available |
2012-10-20T06:30:44Z |
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dc.date.issued |
2002 |
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dc.date.submitted |
2002 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
198868 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84122 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
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dc.description.abstract |
O termo qualidade de vida implica na inter-relação harmoniosa de vários fatores que moldam e diferenciam o cotidiano do ser humano e resulta numa rede de fenômenos, pessoas e situações. Muitos fatores de natureza biológica, psicológica e sócio cultural, tais como: saúde física, saúde mental, longevidade, satisfação no trabalho, relações familiares, disposição, produtividade, dignidade e até mesmo espiritualidade estão associados ao termo qualidade de vida. A sociedade moderna tem tornado a vida cada vez mais estressante. Neste contexto a qualidade de vida e a saúde do trabalhador, neste caso do professor universitário, tornaram-se comprometidas, por isso é necessário alcançar um nível de excelência em relação à produtividade e a qualidade do trabalho prestado. O ser humano cada vez mais se vê diante de inúmeras situações às quais precisa adaptar-se. A vulnerabilidade individual e a capacidade de adaptação são muito importantes na ocorrência e na gravidade das reações ao processo de estresse. O objetivo principal desta pesquisa foi identificar a qualidade de vida dos professores do curso de graduação de fisioterapia da Universidade Tuiuti do Paraná, considerando principalmente o estresse como identificador. Para tanto foi aplicado um questionário visando levantar possíveis sintomas de estresse, verificar os identificadores de qualidade de vida com relação ao estilo de vida, analisar a vulnerabilidade ao estresse e determinar o nível de estresse. Através da análise dos resultados pôde-se verificar qual o estilo de vida destes professores em relação a vários fatores, como: nutrição, atividade física comportamento preventivo, relacionamentos e controle de estresse. Também observou-se como está a vulnerabilidade ao estresse, os sintomas de estresse mais citados, bem como o nível de estresse. Desta forma, pôde-se verificar como está o estilo de vida destes professores, assim como sugerir recomendações necessárias para melhorar a qualidade de vida dos professores. |
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dc.format.extent |
202 f.| il., grafs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
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dc.subject.classification |
Professores universitarios |
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dc.subject.classification |
Qualidade de vida no trabalho |
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dc.subject.classification |
Estilo de vida |
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dc.subject.classification |
Stress (Fisiologia) |
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dc.title |
O estresse como indicador de qualidade de vida em professores do curso de fisioterapia |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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