Um modelo de aprendizagem organizacional baseado na ampliação de competências desenvolvidas em programas da capacitação
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Barcia, Ricardo Miranda |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Steil, Andrea Valeria |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-20T06:05:24Z |
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dc.date.available |
2012-10-20T06:05:24Z |
|
dc.date.issued |
2002 |
|
dc.date.submitted |
2002 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
190159 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84075 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta tese tem com objetivo principal avançar o conhecimento teórico-empírico sobre as relações entre capacitação de pessoal e aprendizagem organizacional, por meio do delineamento de um modelo de aprendizagem organizacional baseado na ampliação organizacional de competências individuais desenvolvidas em programas formais de capacitação. A metodologia utilizada para o delineamento do modelo foi predominantemente qualitativa, pautada pelo método indutivo de análise. Em seu estágio inicial de desenvolvimento, foi utilizado o procedimento técnico da pesquisa bibliográfica nas quatro áreas do conhecimento relacionadas ao objetivo da pesquisa: capacitação de pessoal, aprendizagem organizacional, gestão do conhecimento e capital intelectual. O modelo desenvolvido é composto de sete etapas seqüenciais e recorrentes e também por elementos agregadores. As etapas delineadas são: 1) diagnóstico da cultura organizacional, 2) análise das necessidades de treinamento, 3) análise do contexto organizacional, 4) análise das pessoas, 5) desenvolvimento de critérios de avaliação ex-ante, 6) realização do treinamento e 7) ampliação organizacional das competências individuais desenvolvidas nos programas de capacitação. A ampliação organizacional das competências ocorre por meio de transferências sucessivas e crescentes nos níveis ontológicos: individual, grupal e organizacional. Os elementos agregadores do modelo dão o suporte organizacional necessário para que o processo de transferência ocorra e devem ser implementados concomitante ou anteriormente às etapas descritas do modelo. Os elementos agregadores são: a) a existência de um mentor de aprendizagem organizacional (ou business coach) e b) o desenvolvimento de uma política de recursos humanos que estimule a aprendizagem organizacional. Iniciou-se o processo de validação piloto do modelo por meio da análise de suas etapas em uma organização concreta. Utilizou-se a técnica da triangulação de dados primários e secundários para a validação piloto do modelo. O modelo foi considerado aplicável e, por isso, trata-se de um considerável avanço na área de coordenação de capacitação e carreira da instituição participante da pesquisa. Os dados compilados da pesquisa também apontaram para o relacionamento e a importância de todas as etapas do modelo delineado. |
pt_BR |
dc.format.extent |
210 f.| il., tabs., grafs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Aprendizagem organizacional |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Modelos |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Pessoal - |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Treinamento |
pt_BR |
dc.title |
Um modelo de aprendizagem organizacional baseado na ampliação de competências desenvolvidas em programas da capacitação |
pt_BR |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
pt_BR |
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