Um modelo de aprendizagem organizacional baseado na ampliação de competências desenvolvidas em programas da capacitação

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Um modelo de aprendizagem organizacional baseado na ampliação de competências desenvolvidas em programas da capacitação

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Barcia, Ricardo Miranda pt_BR
dc.contributor.author Steil, Andrea Valeria pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T06:05:24Z
dc.date.available 2012-10-20T06:05:24Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 190159 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84075
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract Esta tese tem com objetivo principal avançar o conhecimento teórico-empírico sobre as relações entre capacitação de pessoal e aprendizagem organizacional, por meio do delineamento de um modelo de aprendizagem organizacional baseado na ampliação organizacional de competências individuais desenvolvidas em programas formais de capacitação. A metodologia utilizada para o delineamento do modelo foi predominantemente qualitativa, pautada pelo método indutivo de análise. Em seu estágio inicial de desenvolvimento, foi utilizado o procedimento técnico da pesquisa bibliográfica nas quatro áreas do conhecimento relacionadas ao objetivo da pesquisa: capacitação de pessoal, aprendizagem organizacional, gestão do conhecimento e capital intelectual. O modelo desenvolvido é composto de sete etapas seqüenciais e recorrentes e também por elementos agregadores. As etapas delineadas são: 1) diagnóstico da cultura organizacional, 2) análise das necessidades de treinamento, 3) análise do contexto organizacional, 4) análise das pessoas, 5) desenvolvimento de critérios de avaliação ex-ante, 6) realização do treinamento e 7) ampliação organizacional das competências individuais desenvolvidas nos programas de capacitação. A ampliação organizacional das competências ocorre por meio de transferências sucessivas e crescentes nos níveis ontológicos: individual, grupal e organizacional. Os elementos agregadores do modelo dão o suporte organizacional necessário para que o processo de transferência ocorra e devem ser implementados concomitante ou anteriormente às etapas descritas do modelo. Os elementos agregadores são: a) a existência de um mentor de aprendizagem organizacional (ou business coach) e b) o desenvolvimento de uma política de recursos humanos que estimule a aprendizagem organizacional. Iniciou-se o processo de validação piloto do modelo por meio da análise de suas etapas em uma organização concreta. Utilizou-se a técnica da triangulação de dados primários e secundários para a validação piloto do modelo. O modelo foi considerado aplicável e, por isso, trata-se de um considerável avanço na área de coordenação de capacitação e carreira da instituição participante da pesquisa. Os dados compilados da pesquisa também apontaram para o relacionamento e a importância de todas as etapas do modelo delineado. pt_BR
dc.format.extent 210 f.| il., tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Aprendizagem organizacional pt_BR
dc.subject.classification Modelos pt_BR
dc.subject.classification Pessoal - pt_BR
dc.subject.classification Treinamento pt_BR
dc.title Um modelo de aprendizagem organizacional baseado na ampliação de competências desenvolvidas em programas da capacitação pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


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