Proposta de sistema de avaliação de desempenho organizacional fundamentado no Balanced Scorecard para operadora de saúde de autogestão
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Beuren, Ilse Maria |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Kinal, Alessandro Paulo |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-20T05:27:35Z |
|
dc.date.available |
2012-10-20T05:27:35Z |
|
dc.date.issued |
2002 |
|
dc.date.submitted |
2002 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
191943 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84010 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho desenvolve um estudo sobre a sistematização da avaliação de desempenho organizacional fundamentada no balanced scorecard para uma operadora de saúde de autogestão, incluindo as suas configurações e dimensionamento do processo de alinhamento estratégico dos objetivos organizacionais e do modelo de gestão organizacional. O estudo trabalha os aspectos de direção estratégica das organizações e o balanceamento dos vetores de desempenho que compõem o sistema de avaliação de desempenho das empresas. Aborda não somente as questões financeiras de desempenho, mas também os aspectos não financeiros em mais três perspectivas: a dos clientes, dos processos internos e do aprendizado e crescimento. A tecnologia da informação e o sistema de informações gerenciais balizam e dão suporte prático para a execução da proposta, por meio da integração dos diversos indicadores ao processo de direção estratégica organizacional. O trabalho inicia-se com a revisão da literatura, destacando a evolução do processo administrativo e a administração da saúde no Brasil, bem como o sistema de saúde brasileiro, público e privado. Também se apresenta os modelos de avaliação de desempenho organizacional e as aplicações da tecnologia da informação neste processo. Por fim constrói-se uma base conceitual sobre estratégia empresarial e o balanced scorecard, nas suas quatro perspectivas: financeira, clientes, processos internos e aprendizado e crescimento. Foi realizada uma pesquisa caracterizada como participante de abordagem qualitativa, que se desenvolveu por meio de estudo de caso em uma operadora de saúde de autogestão de Curitiba, realizada através de entrevistas não estruturadas ou informais junto ao corpo diretivo da empresa. O objetivo principal foi a leitura da realidade envolvendo a direção estratégica e a relação desta com o sistema de avaliação de desempenho organizacional. Conclui-se apresentando a proposta de configuração do sistema de avaliação de desempenho organizacional para uma operadora de saúde de autogestão, bem como o alinhamento estratégico dos objetivos organizacionais ao sistema configurado, além de algumas recomendações para estudos futuros de aprofundamento envolvendo outras abordagens inerentes ao tema. |
pt_BR |
dc.format.extent |
112 f.| il., tabs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Administração |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Associações, instituições, etc. |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Desempenho |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Avaliação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Balanced scorecard |
pt_BR |
dc.title |
Proposta de sistema de avaliação de desempenho organizacional fundamentado no Balanced Scorecard para operadora de saúde de autogestão |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
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