O desafio da capacitação profissional a distância pelo CETEB e a construção de um modelo para avaliação de seus cursos

DSpace Repository

A- A A+

O desafio da capacitação profissional a distância pelo CETEB e a construção de um modelo para avaliação de seus cursos

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Alves, Joao Bosco da Motta pt_BR
dc.contributor.author Assis, Suzana Maria Santos de pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T05:11:28Z
dc.date.available 2012-10-20T05:11:28Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 192452 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83980
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract No presente trabalho, apresenta-se, no primeiro momento, uma revisão bibliográfica sobre educação a distância. Abordam-se os subsídios teóricos e os fundamentos pedagógicos necessários à construção do modelo de avaliação para os cursos de educação a distância do Centro de Ensino Tecnológico de Brasília - CETEB, que enfrenta o desafio da capacitação profissional a distância. Relata-se, ainda, a experiência vivenciada por essa Instituição na área da Educação a Distância. Em seguida, constrói-se o modelo de avaliação, concebido a partir da revisão bibliográfica e das referências de modelos já existentes, propostos por outros autores. Verifica-se, na avaliação do modelo, que sua aplicação é viável, apesar de complexa , tornando necessário realizar acompanhamento e análise criteriosos do grande número de variáveis. Nas conclusões, constatou-se que o modelo de avaliação proposto possibilita, além da avaliação global, a identificação dos pontos de excelência e dos ajustes necessários, permitindo verificar o nível de adequação de cada variável. Nas recomendações finais, sugere-se que se aplique o modelo a outros cursos e que outras pesquisas, com o mesmo propósito, se realizem para aprimoramento das ferramentas de avaliação dos cursos a distância. À Coordenação do CETEB, fizeram-se sugestões para melhoria dos cursos, para a satisfação dos alunos e conseqüente crescimento e credibilidade dos cursos a distância no Brasil. pt_BR
dc.format.extent 181 f.| il., tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Ensino a distancia pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.title O desafio da capacitação profissional a distância pelo CETEB e a construção de um modelo para avaliação de seus cursos pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
PEPS2392-D.pdf 521.1Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar