Desenho de um sistema gerenciador inteligente de recursos em um ambiente de aprendizagem cooperativa
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Lapolli, Edis Mafra |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Amorim, Ricardo José Rocha |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-20T04:59:45Z |
|
dc.date.available |
2012-10-20T04:59:45Z |
|
dc.date.issued |
2002 |
|
dc.date.submitted |
2002 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
193730 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83959 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho descreve um modelo de um Sistema Gerenciador Inteligente de Recursos a ser utilizado em um ambiente de aprendizagem cooperativa presencial, desenvolvido a partir da metodologia CommonKADS, que foi aplicada para identificar os agentes presentes no ambiente, modelar as interações entre eles e obter o modelo de tarefas que fundamenta a arquitetura de software do sistema. O ambiente foi pensado para servir de apoio às aulas presenciais e consiste de um sistema computacional que envolve um conjunto de computadores de mão - Personal Digital Assistant (PDA), interligados através de um sistema de rede sem fio, um equipamento para a digitalização do que é escrito no quadro branco e um projetor multimídia, apoiados por um sistema de banco de dados multimídia com ferramentas para armazenamento e recuperação de informações. O PDA, nesse ambiente, é para funcionar como um elemento facilitador na aplicação de técnicas didáticas que promovam a aprendizagem cooperativa e para auxiliar a interação entre professor e aluno. No trabalho, os fundamentos teóricos em relação à metodologia CommonKADS e aos ambientes de aprendizagem cooperativa são consolidados, a infra-estrutura necessária para dar suporte aos ambientes educacionais é avaliada de forma que permita, em um trabalho futuro, a implantação de um ambiente capaz de suportar as atividades de aprendizagem com base na cooperação. Ao final é feita uma revisão na literatura sobre ambientes de aprendizagem cooperativa, alguns ambientes são avaliados e, por último, um modelo é proposto. |
pt_BR |
dc.format.extent |
95 f.| il., tabs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ensino auxiliado por computador |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Interfaces de usuario (Sistema de computador) |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Análise de interação em educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Multímidia interativa |
pt_BR |
dc.title |
Desenho de um sistema gerenciador inteligente de recursos em um ambiente de aprendizagem cooperativa |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar