Estética e mediação: o desenvolvimento cognitivo da pessoa portadora de necessidades educativas especiais

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Estética e mediação: o desenvolvimento cognitivo da pessoa portadora de necessidades educativas especiais

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Catapan, Araci Hack pt_BR
dc.contributor.author Cruz, Silvia Regina Lebre pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T04:44:41Z
dc.date.available 2012-10-20T04:44:41Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 191680 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83932
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract A cognição sempre despertou curiosidade por ser um processo dinâmico que depende da interação que o sujeito estabelece no sentido ontofilogenético. Em cada indivíduo, o desenvolvimento cognitivo-afetivo é diferenciado, o que requer, em termos de educação escolar, atenção à diversidade em suas várias nuances. A Pessoa Portadora de Necessidades Educativas Especiais requer orientações e medidas específicas para que sejam atendidas peculiaridades de seu desenvolvimento. Esta investigação propõe a utilização de uma metodologia ancorada na mediação, que tem como ponto de partida o Estético. É uma pesquisa de cunho exploratório e iniciou-se com uma revisão bibliográfica na área e na seqüência, foram observadas oito Pessoas Portadoras de Necessidades Educativas Especiais. As observações foram registradas em protocolos e ampliadas com entrevistas realizadas com os sujeitos da pesquisa, com seus pais, professores e a direção de sua escola. O ambiente de investigação é a Escola de Educação Especial Xavier, que trabalha evidenciando os princípios: de solidariedade e dignidade da pessoa humana. As informações foram analisadas através da afetividade, sociabilidade, memória, atenção, linguagem e criatividade para a observação do desenvolvimento cognitivo destas pessoas. O estudo se desenvolve no período de 02 de fevereiro a 20 de dezembro de 2001 e elege como foco o senso do Estético como mediação da ação pedagógica . Os resultados desta análise indicam que esta prática pedagógica desenvolvida com este enfoque pode tornar-se muito mais significativa e abrangente, pois traz uma nova visão para o processo de ensino-aprendizagem, atendendo as singularidades do desenvolvimento das Pessoas Portadoras de Necessidades Educativas Especiais. pt_BR
dc.format.extent xi, 166 f.| il., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Criancas deficientes - pt_BR
dc.subject.classification Educacao pt_BR
dc.subject.classification Educação especial pt_BR
dc.subject.classification Desenvolvimento cognitivo pt_BR
dc.subject.classification Estética pt_BR
dc.title Estética e mediação: o desenvolvimento cognitivo da pessoa portadora de necessidades educativas especiais pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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