Estética e mediação: o desenvolvimento cognitivo da pessoa portadora de necessidades educativas especiais
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Catapan, Araci Hack |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Cruz, Silvia Regina Lebre |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-20T04:44:41Z |
|
dc.date.available |
2012-10-20T04:44:41Z |
|
dc.date.issued |
2002 |
|
dc.date.submitted |
2002 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
191680 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83932 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A cognição sempre despertou curiosidade por ser um processo dinâmico que depende da interação que o sujeito estabelece no sentido ontofilogenético. Em cada indivíduo, o desenvolvimento cognitivo-afetivo é diferenciado, o que requer, em termos de educação escolar, atenção à diversidade em suas várias nuances. A Pessoa Portadora de Necessidades Educativas Especiais requer orientações e medidas específicas para que sejam atendidas peculiaridades de seu desenvolvimento. Esta investigação propõe a utilização de uma metodologia ancorada na mediação, que tem como ponto de partida o Estético. É uma pesquisa de cunho exploratório e iniciou-se com uma revisão bibliográfica na área e na seqüência, foram observadas oito Pessoas Portadoras de Necessidades Educativas Especiais. As observações foram registradas em protocolos e ampliadas com entrevistas realizadas com os sujeitos da pesquisa, com seus pais, professores e a direção de sua escola. O ambiente de investigação é a Escola de Educação Especial Xavier, que trabalha evidenciando os princípios: de solidariedade e dignidade da pessoa humana. As informações foram analisadas através da afetividade, sociabilidade, memória, atenção, linguagem e criatividade para a observação do desenvolvimento cognitivo destas pessoas. O estudo se desenvolve no período de 02 de fevereiro a 20 de dezembro de 2001 e elege como foco o senso do Estético como mediação da ação pedagógica . Os resultados desta análise indicam que esta prática pedagógica desenvolvida com este enfoque pode tornar-se muito mais significativa e abrangente, pois traz uma nova visão para o processo de ensino-aprendizagem, atendendo as singularidades do desenvolvimento das Pessoas Portadoras de Necessidades Educativas Especiais. |
pt_BR |
dc.format.extent |
xi, 166 f.| il., tabs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Criancas deficientes - |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educacao |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação especial |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Desenvolvimento cognitivo |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estética |
pt_BR |
dc.title |
Estética e mediação: o desenvolvimento cognitivo da pessoa portadora de necessidades educativas especiais |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
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