A informática como recurso pedagógico no processo de alfabetização de crianças com necessidades educativas especiais

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A informática como recurso pedagógico no processo de alfabetização de crianças com necessidades educativas especiais

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Catapan, Araci Hack pt_BR
dc.contributor.author Franco, Angela Maria pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T04:39:42Z
dc.date.available 2012-10-20T04:39:42Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 191679 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83923
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract Alunos portadores de necessidades educativas especiais, possui limitações motoras e/ou sensoriais, cognitivas, requisitos estes necessários para a aprendizagem, que se agravam quando não se valoriza as suas potencialidades, pois como não recebem atendimento e estimulação adequada se tornam objetos e não sujeitos de seus próprios processos de aprendizagem. Por isso a importância de oferecer aos educandos, educação com qualidade mediada por profissional qualificado, como também condições ambientais favoráveis ao seu desenvolvimento intelectual. Nessa perspectiva, o princípio básico sobre o qual este ambiente deverá estar fundamentado corresponde à participação ativa do aluno em todas as atividades proporcionadas pela escola, entre elas a utilização da informática educativa que, além de abrir um espaço para o mundo lúdico convidam o educando a dar vazão à imaginação e à fantasia, contribuindo também para a sua coordenação viso-motora. A presente pesquisa analisa o uso da informática como recurso pedagógico no processo de alfabetização de crianças com necessidades educativas especiais. Participaram da pesquisa alunos com necessidades educativas especiais, com idade entre 8 a 12 anos em nível pré-alfabetização, pais, professores e gestores. No presente trabalho realiza-se uma breve revisão bibliográfica na área, seguida de entrevistas estruturadas com pais e profissionais envolvidos. Paralelamente ocorreu um estudo com observações diretas, sistematizadas e registradas em protocolos. A investigação ocorreu em uma Escola Especial e em uma Classe Especial que por acreditar e valorizar as potencialidades dos alunos oferece recursos pedagógicos que os levam a desenvolver-se de forma integral, interagindo com todo o ambiente escolar. As condutas dos alunos frente às aulas de informática educativa, são analisadas à luz das categorias conceituais eleitas para observar o desenvolvimento da alfabetização dos alunos numa prática através de softwares para alfabetização. Os resultados alcançados da análise, mostram que o uso da informática educativa mediada pelo professor traz benefícios visíveis no desenvolvimento cognitivo, afetivo - emocional e coordenação viso-motora dos educandos. pt_BR
dc.format.extent viii, 87 f.| il., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Educação especial pt_BR
dc.subject.classification Informatica pt_BR
dc.subject.classification Alfabetização pt_BR
dc.subject.classification Criancas deficientes - pt_BR
dc.subject.classification Educacao pt_BR
dc.subject.classification Softwares educacionais pt_BR
dc.title A informática como recurso pedagógico no processo de alfabetização de crianças com necessidades educativas especiais pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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