Aspectos críticos da gestão organizacional: o caso Koerich

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Aspectos críticos da gestão organizacional: o caso Koerich

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Colossi, Nelson pt_BR
dc.contributor.author Gevaerd, Jean Rene pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T04:16:32Z
dc.date.available 2012-10-20T04:16:32Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 189371 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83881
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo foi desenvolvido com o objetivo de verificar a percepção dos dirigentes da Koerich sobre os fatores que contribuem para a excelência do desempenho da gestão organizacional. Como objetivos específicos, procurou-se: verificar o sistema de liderança da organização na internalização, na disseminação e na prática de valores e diretrizes que promovam a cultura da excelência; analisar o processo de formulação das estratégias de forma a direcionar seu desempenho e determinar sua posição competitiva; verificar como são proporcionadas condições para o desenvolvimento e utilização plena do potencial das pessoas que compõem a força de trabalho; identificar de que forma a organização monitora e se antecipa às necessidades dos clientes, dos mercados e das comunidades; identificar os principais aspectos da gestão dos processos da organização; verificar a gestão e a utilização das informações da organização e de informações comparativas pertinentes; apresentar a evolução do desempenho da organização em relação aos clientes e aos mercados, à situação financeira, às pessoas, aos fornecedores, aos processos relativos ao produto, à sociedade, aos processos de apoio e aos processos organizacionais. O modelo de gestão utilizado, denominado Primeiros passos para a Excelência, identifica o que a organização deve fazer para obter sucesso na busca pelo alcance do bom desempenho, em um estágio intermediário da jornada plena do Prêmio Nacional da Qualidade, muito embora bem superior ao praticado pela maioria das organizações. Desta forma, a avaliação fornece um perfil de pontos fortes e oportunidades para melhoria para cada um dos itens, conduzindo as ações para melhorar os resultados da organização. A metodologia adotada privilegiou a abordagem qualitativa com complementação de análise quantitativa, especialmente, ao se tecer aos resultados obtidos pela organização. O estudo caracterizou-se por ser descritivo / exploratório realizado sob a forma de um estudo de caso. Na apresentação das informações coletadas na pesquisa de campo, abordou-se inicialmente o perfil da empresa e, na sequência, os diversos critérios de excelência referenciados no modelo de avaliação, a saber: o sistema de liderança da organização; a formulação das estratégias e os planos de ação, a força de trabalho; os clientes e a sociedade; a gestão dos processos da organização; a gestão das informações e do conhecimento e os resultados da organização. Por último, a luz do modelo de gestão utilizado, evidenciou-se a síntese da pontuação obtida pela empresa quanto aos aspectos críticos da gestão organizacional. pt_BR
dc.format.extent 110 f.| il., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Administração pt_BR
dc.subject.classification Gestão de empresas pt_BR
dc.subject.classification Desempenho pt_BR
dc.subject.classification Liderança pt_BR
dc.subject.classification Planejamento empresarial pt_BR
dc.title Aspectos críticos da gestão organizacional: o caso Koerich pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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