As estratégias competitivas da rede hoteleira de Curitiba

DSpace Repository

A- A A+

As estratégias competitivas da rede hoteleira de Curitiba

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Pereira, Mauricio Fernandes pt_BR
dc.contributor.author Zilio, Lindamar pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T04:01:25Z
dc.date.available 2012-10-20T04:01:25Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 193464 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83854
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem como objetivo identificar as estratégias competitivas adotadas pela Rede Hoteleira da cidade de Curitiba, no Estado do Paraná, para atingir um novo segmento de mercado, o qual surgiu em decorrência da vinda de inúmeras empresas do segmento automobilístico e automotivo, tais como Montadoras de Veículos e Fornecedoras de Autopeças, que levaram Curitiba a ser considerada um grande pólo para o turismo de negócios. Realizou-se primeiramente uma coleta de dados em revistas, livros, jornais e sites da Web. A partir dos dados obtidos nas fontes secundárias foi elaborado um Roteiro de Entrevista Semiestruturada. Esta pesquisa foi realizada por meio de estudo comparativo, através de sua aplicação nos Hotéis Lancaster, Deville, Rayon, Bourboun, Blue Tree Towers e Sheranton, todos com o padrão de 4 a 5 estrelas. O resultado da pesquisa, demonstrou que a Rede Hoteleira de Curitiba, teve que adequar sua infra-estrutura para atender ao hóspede de negócios, reestruturando sua estratégia competitiva, a qual reformulou seu objetivo para atrair essa clientela, oferecendo-lhes instalações adequadas às suas necessidades, tais como: sala de eventos com material de apoio, centro de convenções, internet e demais meios tecnológicos, maior segurança e conforto nas suas unidades habitacionais, pessoal altamente treinado e qualificado para melhor atender a esse novo segmento de mercado. Observou-se ainda, que os hotéis mais antigos, embora cientes da necessidade de adequação da infra-estrutura apostam no seu diferencial competitivo já existente, qual seja, a localização, pois estão localizados no centro da cidade, facilitando o deslocamento dos hóspedes de negócios, tanto para um ambiente de trabalho, como para um ambiente de lazer. pt_BR
dc.format.extent 122 f.| il., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Administração de hoteis pt_BR
dc.subject.classification Curitiba (PR) pt_BR
dc.subject.classification Aspectos sociais pt_BR
dc.subject.classification Hoteis, pensões, etc. pt_BR
dc.subject.classification Concorrencia pt_BR
dc.title As estratégias competitivas da rede hoteleira de Curitiba pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
193464.pdf 1.364Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar