Abstract:
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Esta dissertação apresenta as bases filosóficas do pensamento cooperativista, no que se refere à visão de participação, envolvimento, responsabilidade e cooperação, tudo isso com total comprometimento, tanto de fato como de direito, com vistas a propiciar aos acadêmicos um modelo de formação que possibilite maior envolvimento na teoria e prática profissional, capacitando-os a serem verdadeiros profissionais seguros e sem medos, no ingresso ao mercado de trabalho. A dissertação descreve como o cooperativismo vai propiciar às diretrizes curriculares uma contribuição efetiva e real nos cursos de graduação em Ciências Contábeis, visto que o modelo proposto pretende aflorar as atitudes, competências e habilidades do graduando de forma criativa, dinâmica e atualizada, permitindo-lhe articular a teoria e a prática, culminando, com isso, na integração entre as disciplinas e os cursos de graduação. Defende-se, nesta pesquisa, a idéia de criação de uma cooperativa de trabalho contábil dentro das unidades universitárias, constituída e financiada pelos próprios alunos e assessorada pelos docentes das respectivas áreas de atuação. O modelo cooperativista para o aprimoramento do ensino, pesquisa e extensão da atividade contábil em universidades brasileiras tem como base de sustentação, primeiramente, o resgate do ser humano enquanto grupo, para, acima de tudo, resgatar o sentido de coletividade para que se possa melhorar as condições de vida em sociedade, através da interação do meio educacional e do meio econômico. O modelo cooperativista proposto visa trazer aos educandos, conhecimento, trabalho e renda para aqueles que necessitam, auto-valoração, confiança profissional, integração com outros cursos afins, monitoria constante, e pretende despertar a participação, o envolvimento, o comprometimento responsável, a consciência ética e a cooperação, o que implicará, como conseqüência, na produção de melhores trabalhos científicos e em uma preparação mais adequada para se enfrentar o mercado de trabalho. |