Da teoria à prática: ações necessárias para um curso de capacitação de docentes para o uso do computador na escola

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Da teoria à prática: ações necessárias para um curso de capacitação de docentes para o uso do computador na escola

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Cruz, Dulce Márcia pt_BR
dc.contributor.author Giesen, Maria Regina Centeno pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T03:53:28Z
dc.date.available 2012-10-20T03:53:28Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 191159 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83840
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract A pesquisa refere-se aos cursos de capacitação em informática para professores de 1ª a 4ª séries em escolas municipais de Curitiba, Pr, como parte do Projeto Digitando o Futuro, executado pela Secretaria Municipal de Educação, a partir de 1998. Este projeto implantou laboratórios de informática nas escolas e capacitou esses professores para o uso do computador em sala de aula. Fazemos uma reflexão sobre o uso do computador por esses professores em sua prática pedagógica, após a capacitação. A pesquisa, elaborada no período de 2001 a 2002, é qualitativa e foi realizada a partir de aplicação de questionários a professores de três escolas públicas municipais de Curitiba, Pr, de entrevista semi-estruturada com professores e diretores das referidas escolas e, também, com o Coordenador do Projeto. A análise de dados permitiu, além de conhecer os resultados imediatos do projeto, detectar que o professor não é refratário à implantação de tecnologias no ensino. Porém, mesmo depois do curso de capacitação, ainda não se sente suficientemente seguro em relação a aulas em laboratórios, requerendo, desta forma, uma estrutura de apoio técnico-pedagógico continuado para a efetiva mudança na prática pedagógica. Como resultado deste trabalho, levantamos algumas ações necessárias para garantir a qualidade e a eficácia de um curso de capacitação em informática para professores de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental. Essas ações, descritas neste trabalho, se implantadas, poderão ajudar o professor a utilizar, com segurança e autonomia, o computador na sala de aula como um efetivo instrumento para a aprendizagem do aluno. pt_BR
dc.format.extent 109 f.| tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Inovações tecnológicas pt_BR
dc.subject.classification Ensino auxiliado por computador pt_BR
dc.subject.classification Professores - pt_BR
dc.subject.classification Formação pt_BR
dc.subject.classification Pratica de ensino pt_BR
dc.title Da teoria à prática: ações necessárias para um curso de capacitação de docentes para o uso do computador na escola pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
191159.pdf 433.8Kb PDF Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar