Pedagogia de projetos e tecnologia computacional no processo de ensino-aprendizagem: um experiência reconstrutiva

DSpace Repository

A- A A+

Pedagogia de projetos e tecnologia computacional no processo de ensino-aprendizagem: um experiência reconstrutiva

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Scotti, Sergio pt_BR
dc.contributor.author Borges, Iara Naves pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T03:39:38Z
dc.date.available 2012-10-20T03:39:38Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 189877 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83816
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho apresenta uma nova proposta pedagógica fundamentada na Pedagogia de Projetos e na utilização da tecnologia computacional no processo de ensino-aprendizagem desenvolvida com alunos da 3ª série do ensino fundamental na Escola Municipal do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente - CAIC - de Boa Esperança-MG, Brasil. Relata o desenvolvimento do Projeto de Aprendizagem: Horta Vida e Saúde, investiga "o como" se deu a inovação curricular nessa escola e qual o sentido e o significado de se trabalhar com Projetos de Aprendizagem na visão dos alunos (as), Professoras, Coordenadora Pedagógica e pais de alunos. O material empírico foi obtido a partir de observações realizadas na sala de aula, nas Oficinas de Trabalho, nos Laboratórios de Ciências e Informática, na Horta Orgânica, além de entrevistas realizadas com os participantes do Projeto e de questionários respondidos pelas professoras e pais de alunos. Os resultados dessa experiência permitiram ampliar a compreensão sobre a importância da Pedagogia de Projetos, da interdisciplinaridade e da utilização da tecnologia computacional para a aquisição e construção do conhecimento a partir da realidade vivenciada por alunos e alunas de condições sócio-econômicas e culturais desfavorecidas, em ambientes enriquecedores de aprendizagem. pt_BR
dc.format.extent ii, 171 f.| il., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Ensino de primeiro grau pt_BR
dc.subject.classification Projetos pt_BR
dc.subject.classification Aprendizagem pt_BR
dc.subject.classification Tecnologia educacional pt_BR
dc.title Pedagogia de projetos e tecnologia computacional no processo de ensino-aprendizagem: um experiência reconstrutiva pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
189877.pdf 13.42Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar