Pedagogia de projetos e tecnologia computacional no processo de ensino-aprendizagem: um experiência reconstrutiva
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Scotti, Sergio |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Borges, Iara Naves |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-20T03:39:38Z |
|
dc.date.available |
2012-10-20T03:39:38Z |
|
dc.date.issued |
2002 |
|
dc.date.submitted |
2002 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
189877 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83816 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho apresenta uma nova proposta pedagógica fundamentada na Pedagogia de Projetos e na utilização da tecnologia computacional no processo de ensino-aprendizagem desenvolvida com alunos da 3ª série do ensino fundamental na Escola Municipal do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente - CAIC - de Boa Esperança-MG, Brasil. Relata o desenvolvimento do Projeto de Aprendizagem: Horta Vida e Saúde, investiga "o como" se deu a inovação curricular nessa escola e qual o sentido e o significado de se trabalhar com Projetos de Aprendizagem na visão dos alunos (as), Professoras, Coordenadora Pedagógica e pais de alunos. O material empírico foi obtido a partir de observações realizadas na sala de aula, nas Oficinas de Trabalho, nos Laboratórios de Ciências e Informática, na Horta Orgânica, além de entrevistas realizadas com os participantes do Projeto e de questionários respondidos pelas professoras e pais de alunos. Os resultados dessa experiência permitiram ampliar a compreensão sobre a importância da Pedagogia de Projetos, da interdisciplinaridade e da utilização da tecnologia computacional para a aquisição e construção do conhecimento a partir da realidade vivenciada por alunos e alunas de condições sócio-econômicas e culturais desfavorecidas, em ambientes enriquecedores de aprendizagem. |
pt_BR |
dc.format.extent |
ii, 171 f.| il., tabs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ensino de primeiro grau |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Projetos |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Tecnologia educacional |
pt_BR |
dc.title |
Pedagogia de projetos e tecnologia computacional no processo de ensino-aprendizagem: um experiência reconstrutiva |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar