M-commerce: estratégias para difusão e implantação

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M-commerce: estratégias para difusão e implantação

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Abreu, Aline França de pt_BR
dc.contributor.author Moskorz, Rafael Roberto pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T03:31:42Z
dc.date.available 2012-10-20T03:31:42Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 187316 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83802
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract O trabalho apresentado a seguir tem por objetivo estudar estratégias para a difusão do M-Commerce, uma variação do E-Commerce (comércio eletrônico) onde o comércio é feito usando aparelhos conectados a redes sem fio e, por isto mesmo, móveis, o que justifica o "M" da sigla. Neste trabalho primeiramente são lançadas as definições do comércio eletrônico, mantendo-se o escopo do trabalho no segmento Business-to-Consumer. Em seguida, o trabalho fala brevemente sobre a economia digital e o marketing digital. Logo após, as tecnologias que envolvem o M-Commerce são discutidas, se dividindo em três componentes básicos: tecnologias de comunicação (WAP, Bluetooth, redes sem fio por pacotes), tecnologias de troca de informação (linguagens) e tecnologias de identificação e localização do usuário. Após esta discussão, são apresentados produtos potenciais e o panorama tecnológico atual, no Brasil e no mundo. No capítulo seguinte fala-se da difusão de inovações, usando principalmente o modelo de Rogers (1995). Neste capítulo descreve-se os elementos que compõem a difusão de inovações (a inovação, os canais de comunicação, o tempo e o sistema social) e são levantados os fatores que devem ser levados em conta na difusão de uma nova tecnologia (econômicos, tecnológicos e culturais). Por fim, são levantadas possíveis construções estratégicas para a difusão do M-Commerce. Para este fim, é usado principalmente o modelo de construção de estratégias de Sawyer (1986), baseado nos três fundamentos de uma estratégia (produto, mercado e negócio), abordados à luz do M-Commerce e da difusão de inovações. Como resultado, chega-se às considerações mais importantes que devem ser tomadas para que o M-Commerce possa crescer e se difundir, bem como aos desafios que terá de enfrentar para que isto ocorra. pt_BR
dc.format.extent 131 f.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Comércio eletrônico pt_BR
dc.subject.classification Sistemas de comunicação sem fio pt_BR
dc.subject.classification Sistemas de comunicação móvel pt_BR
dc.subject.classification Telefonia celular pt_BR
dc.title M-commerce: estratégias para difusão e implantação pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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