Alguns aspectos das relações virtuais no processo de aprendizagem: um experimento

DSpace Repository

A- A A+

Alguns aspectos das relações virtuais no processo de aprendizagem: um experimento

Show full item record

Title: Alguns aspectos das relações virtuais no processo de aprendizagem: um experimento
Author: Sousa, Tânia Aparecida Furtado de
Abstract: Este trabalho de dissertação aborda uma análise qualitativa entre as relações virtuais e presenciais no processo ensino/apredizagem. Baseando-se em um experimento realizado em uma turma de um curso superior de pedagogia, dividida em dois grupos: o primeiro manteve, durante todo o experimento, apenas relações presenciais com o professor; e o segundo grupo, apenas relações virtuais. Na análise, decorrente do experimento, constatou-se a necessidade do uso conjunto das relações virtuais e presenciais como a melhor forma de aproveitamento do uso da tecnologia da informação e da comunicação, reforçando o paradigma da Informática na Educação. Observou-se, também, que no grupo cujas relações eram apenas virtuais, uma demanda de relações presenciais, bem como no outro grupo, com relações apenas presenciais, uma demanda de relações virtuais. É como se cada grupo tivesse algo a perder: a ausência física do professor, no grupo das relações virtuais, em um certo "atraso" tecnológico, no grupo de relações presenciais.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Gradução em Ciência da Computação.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83762
Date: 2002


Files in this item

Files Size Format View
188848.pdf 971.2Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar