Alguns aspectos das relações virtuais no processo de aprendizagem: um experimento
Show full item record
Title:
|
Alguns aspectos das relações virtuais no processo de aprendizagem: um experimento |
Author:
|
Sousa, Tânia Aparecida Furtado de
|
Abstract:
|
Este trabalho de dissertação aborda uma análise qualitativa entre as relações virtuais e presenciais no processo ensino/apredizagem. Baseando-se em um experimento realizado em uma turma de um curso superior de pedagogia, dividida em dois grupos: o primeiro manteve, durante todo o experimento, apenas relações presenciais com o professor; e o segundo grupo, apenas relações virtuais. Na análise, decorrente do experimento, constatou-se a necessidade do uso conjunto das relações virtuais e presenciais como a melhor forma de aproveitamento do uso da tecnologia da informação e da comunicação, reforçando o paradigma da Informática na Educação. Observou-se, também, que no grupo cujas relações eram apenas virtuais, uma demanda de relações presenciais, bem como no outro grupo, com relações apenas presenciais, uma demanda de relações virtuais. É como se cada grupo tivesse algo a perder: a ausência física do professor, no grupo das relações virtuais, em um certo "atraso" tecnológico, no grupo de relações presenciais. |
Description:
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Gradução em Ciência da Computação. |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83762
|
Date:
|
2002 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar