Ambiente híbrido para a aprendizagem dos fundamentos de desenho técnico para as engenharias

DSpace Repository

A- A A+

Ambiente híbrido para a aprendizagem dos fundamentos de desenho técnico para as engenharias

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Fiod Neto, Miguel pt_BR
dc.contributor.author Trindade, Bernardete pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T02:51:12Z
dc.date.available 2012-10-20T02:51:12Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 185260 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83731
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem como objetivo construir uma proposta didático-pedagógica de ensino em Desenho Técnico para os cursos de Engenharia, com o suporte do computador, utilizando a Internet e o CD-ROM, para que o aluno possa construir seu aprendizado. Inicialmente, apresenta um breve histórico da evolução do Desenho Técnico até os dias de hoje, com relatos sucintos da situação do ensino de Desenho Técnico em algumas instituições nacionais e internacionais. Procurou-se fundamentar o uso das mídias na educação, bem como a evolução do ensino a distância e do computador no contexto da educação e aprendizagem, finalizando com experiências realizadas atualmente em algumas instituições nacionais e internacionais. Apresenta a concepção do modelo didático-pedagógico, desde sua fase de planejamento, desenvolvimento até a sua aplicação e avaliação. O modelo trata de um ambiente híbrido composto de três módulos: os fundamentos teóricos em um protótipo, desenvolvido em CD-ROM; as informações, as comunicações e o material de apoio em um ambiente web na Internet; e a parte prática em laboratório. A aplicação deste modelo foi direcionada para a disciplina de Desenho Técnico, aos alunos de Engenharia Mecânica. Após a aplicação do modelo e de sua avaliação nos aspectos funcionais, ergonômicos e pedagógicos conclui-se, através das avaliações que os alunos estão familiarizados com as tecnologias adotadas, e receptivos a novas formas de aprendizagem. pt_BR
dc.format.extent 189 f.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Engenharia pt_BR
dc.subject.classification Desenho técnico pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino (Superior) pt_BR
dc.subject.classification Aprendizagem pt_BR
dc.subject.classification Ensino auxiliado por computador pt_BR
dc.title Ambiente híbrido para a aprendizagem dos fundamentos de desenho técnico para as engenharias pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
185260.pdf 2.386Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar