O problema do ensino dos números inteiros dentro da matemática e a apresentação de um protótipo alternativo valorizando o uso dos jogos

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O problema do ensino dos números inteiros dentro da matemática e a apresentação de um protótipo alternativo valorizando o uso dos jogos

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Alves, Joao Bosco da Motta pt_BR
dc.contributor.author Onetta, Antonio Alberto pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T02:40:23Z
dc.date.available 2012-10-20T02:40:23Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 181930 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83713
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós -Graduação em Computação. pt_BR
dc.description.abstract O projeto trata do desenvolvimento de um protótipo de um software para o ensino dos números inteiros, destinado a professores e alunos do ensino fundamental. Este jogo foi desenvolvido á partir do jogo da dívida, é um jogo importante para o ensino dos números inteiros, que os professores normalmente utilizam após as definições básicas do conjunto dos números inteiros. Este jogo era construído pelos próprios alunos utilizando dois pedaços de cartolina cortada em forma de octógono e dois palitos de dentes, para sua marcação utilizava-se fixas ou tabela. Utilizando o protótipo em software o jogo passa a tornar-se mais atraente e com mais opções, foram criadas quatro versões preliminares, no jogo feito originalmente utilizava-se prioritariamente a subtração e adição enquanto nesta nova versão eletrônica, utiliza-se as quatro operações com ampla facilidade. Estes protótipos foram construídos para que os alunos, principalmente da sexta série, no início do ano, antes mesmo de ouvirem falar sobre números inteiros, fossem para sala de aula brincar com esses jogos, para que ao tomarem conhecimento do assunto não tenham dificuldade de aplicação do conteúdo como vinha ocorrendo em anos passados. Ao concluir esse trabalho, que teve como base a deficiência da aprendizagem da matemática, a partir da sexta série com a introdução dos números inteiros e a proposta de jogos informatizados para procurar minimizar tal dificuldade, estamos cientes através da prática adotada, que é possível usarmos os jogos informatizados como um benefício. Buscando alternativas para resolver a questão dos números inteiros, com o auxílio da Informática, foram elaborados quatro jogos informatizados envolvendo os números inteiros. Adequarmos a teoria a prática só foi possível com a chegada dos computadores e da internet em nossa escola. Esperamos que após esta ferramenta de trabalho e de sua conseqüente aplicação ela seja útil para os professores, que se utilizam deste recurso, e principalmente que seus educandos consigam tirar o máximo de proveito do seu uso. O interesse demonstrado pelos alunos a partir de uma aula informatizada com o uso dos jogos por nós desenvolvido é superior a uma aula convencional e o resultado obtido em relação ao conhecimento adquirido é muito superior, por isso podemos afirmar que as tecnologias modernas nos auxiliarão a resolver a questão básica em nosso país, que é salvar a nossa educação. pt_BR
dc.format.extent 72 f.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Informatica pt_BR
dc.subject.classification Computação pt_BR
dc.subject.classification Jogos em educacao matematica pt_BR
dc.subject.classification Inovações tecnológicas pt_BR
dc.subject.classification Software pt_BR
dc.subject.classification Desenvolvimento pt_BR
dc.subject.classification Tecnologia educacional pt_BR
dc.subject.classification Matematica pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino (Primeiro grau) pt_BR
dc.subject.classification Ensino pt_BR
dc.subject.classification Inovações tecnológicas pt_BR
dc.title O problema do ensino dos números inteiros dentro da matemática e a apresentação de um protótipo alternativo valorizando o uso dos jogos pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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