Análise explorátoria de dados sócio-econômicos de vestibulandos: o caso da Unipar de Toledo

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Análise explorátoria de dados sócio-econômicos de vestibulandos: o caso da Unipar de Toledo

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Lopez Vaca, Oscar Ciro pt_BR
dc.contributor.author Michel, Pablo Anaxágoras pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T02:25:29Z
dc.date.available 2012-10-20T02:25:29Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 185254 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83690
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract Ao longo dos anos, as mais variadas organizações acumularam milhares de informações que ajudaram as empresas a evoluir e conquistar mercado, permitindo que os administradores, baseados nelas, de diferentes formas, tomassem decisões. Novas e avançadas ferramentas automatizadas de apoio a decisão têm sido desenvolvidas para auxiliar o administrador a decidir os rumos de seu negócio, possibilitando descobrir, no meio da massa de dados, aquilo que realmente interessa. Data mining ou mineração de dados é o processo de extração de informação de grandes bancos de dados. Este processo pode ser visto como uma nova disciplina na interface da estatística, do aprendizado de máquina, do reconhecimento de padrão e da tecnologia de bancos de dados. O objetivo desse trabalho é propor um modelo utilizando a metodologia do data mining e aplicar as técnicas mais conhecidas (Associação e Agrupamento), na base de dados dos inscritos no vestibular de uma instituição de ensino superior, visando obter um conhecimento aprofundado e informações desconhecidas sobre os candidatos. Os dados analisados são provenientes da ficha sócio-econômica e, para se executar todas as três técnicas citadas, necessitou-se aplicar previamente rotinas de limpeza, removendo dados ausentes (em branco) e convertendo em um valor padrão dados sujos (não pertencentes aos limites válidos). A apresentação dos resultados obtidos sugerirá alguns passos ou ações a serem tomadas no intuito de melhorar a qualidade do ensino superior e a satisfação dos alunos. pt_BR
dc.format.extent 145 f.| il., tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Universidades e faculdades pt_BR
dc.subject.classification Data mining pt_BR
dc.subject.classification Vestibulandos pt_BR
dc.subject.classification Aspectos sociais pt_BR
dc.title Análise explorátoria de dados sócio-econômicos de vestibulandos: o caso da Unipar de Toledo pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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