Abstract:
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A pesquisa tem como objetivo identificar e analisar as variações dos fatores intervenientes nas condições do ambiente de trabalho de funcionários e gerentes a partir das percepções de gerentes e sindicalistas. O modelo de Westley (1979), que define as raízes da qualidade de vida no trabalho por meio das dimensões econômica, política, psicológica e sociológica, é o referencial que norteia a investigação. A partir dele é formulado um modelo alternativo, onde são agregados fatores determinantes das condições do ambiente de trabalho. Com a aplicação do modelo adaptado, captura-se paradoxos e antagonismos nos discursos (percepções) de sindicalistas e gerentes sobre a privatização, mudança revolucionária ocorrida no setor elétrico que impactou a vida das pessoas que trabalham nas organizações investigadas, no caso, Escelsa e Gerasul. O caminho metodológico escolhido foi o da junção das abordagens quantitativa e qualitativa, utilizando-se estatísticas como o teste t de Student, diagramas de caixa, métrica do tipo Likert, análise documental e análise de conteúdo. Nos resultados da pesquisa são apresentados: o modelo alternativo que pode ser utilizado para o estudo de organizações que sofrem grandes impactos em suas estruturas, com reflexo nas pessoas, as variações sofridas pelos fatores que determinam as condições do ambiente organizacional relativo à força de trabalho, os problemas (injustiça, insegurança, anomia e alienação), provenientes da não satisfação das reinvidicações de caráter econômico, político, psicológico e sociológico e as soluções para cada tipo de problema. Conclui-se que na Gerasul houve melhora geral nas condições de trabalho conforme a percepção de sindicalistas e gerentes e que na Escelsa houve piora de acordo com a percepção sindicalista e melhora conforme a percepção gerencial. Os fatores considerados mais importantes após a privatização foram: Na Gerasul para os gerentes, salários, segurança no emprego, nível de desafio e autonomia. Já, para os funcionários, ritmo de trabalho, e nível de desafio. Na Escelsa para os gerentes, informação extrínseca e intrínseca sobre desempenho e relacionamento pessoal. Para os funcionários, o fator considerado mais importante foi desenvolvimento pessoal. |