Reestruturação organizacional direcionada para a formação de equipes: bases teórico-empíricas
Show full item record
Title:
|
Reestruturação organizacional direcionada para a formação de equipes: bases teórico-empíricas |
Author:
|
Cruz, Maria Goreti Simão
|
Abstract:
|
O grande desafio que tem se apresentado para as organizações nos últimos anos é, sem dúvida, encontrar maneiras mais flexíveis e mais rápidas para conduzir e gerenciar os negócios num ambiente caracterizado por um alto nível de turbulência, instabilidade e complexidade. No âmbito organizacional, os tradicionais e burocráticos modelos de estrutura já não respondem de forma eficaz às novas exigências e imprevisibilidade do mercado. A competitividade e o alto grau de anseio dos consumidores passou a exigir um elevado nível de qualidade dos produtos e um atendimento ao cliente diferenciado. Não por acaso, a questão da estrutura organizacional das empresas passou a exigir mudanças por parte dos empresários, fazendo-se necessário um modelo mais horizontal do que vertical, onde as decisões fossem descentralizadas, tendo em vista a necessidade de rapidez e flexibilidade. Apesar de toda discussão e polêmica que o tema tem provocado, ainda são poucas as empresas onde se pode encontrar a aplicação da teoria abordada nessa dissertação. O presente trabalho propõe-se a contribuir para diminuir essa deficiência, analisando uma organização de estrutura convencional e propondo ações para uma reestruturação, com a utilização de equipes de trabalho, no âmbito da Precisa, a partir das abordagens de Boyett & Boyett (1999) e Robbins e Finley (1997). Buscou-se contextualizar o ensaio da proposta de reestruturação com a natureza e premissas da empresa, utilizando-se equipes de trabalho nas atividades fins da organização. A partir desse ensaio, o trabalho busca investigar e discutir a contribuição para o desenvolvimento da aprendizagem, da diversidade e do compartilhamento dos empregados que a metodologia de utilização de equipes de trabalho traria para os elementos da Precisa, tendo como objetivo a melhoria do serviço final e do atendimento ao cliente. |
Description:
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83678
|
Date:
|
2002 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar