Competências para ensinar turismo
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Fialho, Francisco Antonio Pereira |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Ferreira, Liciane Rossetto |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-20T02:09:45Z |
|
dc.date.available |
2012-10-20T02:09:45Z |
|
dc.date.issued |
2002 |
|
dc.date.submitted |
2002 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
189601 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83662 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O desenvolvimento do setor de viagens e turismo tem chamado a atenção de investidores, governos e pessoas em busca de inserção ou re-inserção profissional, por se caracterizar fundamentalmente no setor de serviços, há múltiplas possibilidades de empregos e negócios. Estes fatores atraíram também o interesse de Instituições de Ensino Superior quanto à oportunidade de oferta de cursos de graduação em turismo, que teve uma forte expansão nos últimos cinco anos. O crescimento da oferta acarretou na demanda por docentes qualificados para o ensino no turismo. A educação tem sido alvo permanente de estudos, pesquisas e novas teorias, o contexto do mundo contemporâneo apela ao desenvolvimento de indivíduos conscientes e autônomos, o que trouxe a pauta uma das propostas atuais em destaque que é a de construir competências, e nesse sentido o papel do educador passa necessariamente por uma revisão. As Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em turismo estão claramente fundamentadas na construção de competências e no desenvolvimento de habilidades, deixando para traz o repasse de informações o desafio está em possibilitar ao egresso uma inserção profissional e social pró-ativa. O objetivo geral desse trabalho é identificar as competências do docente em turismo. O pressuposto central é que para desenvolver bacharéis em turismo competentes é preciso que os educadores desenvolvam suas competências para ensinar. Caracteriza-se como uma pesquisa aplicada, buscando conhecimentos dirigidos à solução de problemas específicos, com uma abordagem qualitativa, e de objetivo exploratório. Os procedimentos técnicos foram de pesquisa bibliográfica. No que se refere à metodologia científica a base lógica foi principalmente do método indutivo, por considerar o conhecimento fundamentado na experiência. |
pt_BR |
dc.format.extent |
155 f.| tabs., grafs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Turismo |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Professores de turismo |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Formação |
pt_BR |
dc.title |
Competências para ensinar turismo |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar