A avaliação do uso de chatterbots no ensino através de uma ferramenta de autoria
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Wazlawick, Raul Sidnei |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Castanho, Carla Lisiane de Oliveira |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-20T02:00:51Z |
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dc.date.available |
2012-10-20T02:00:51Z |
|
dc.date.issued |
2002 |
|
dc.date.submitted |
2002 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
181919 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83646 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós -Graduação em Computação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta dissertação propõe, através da utilização de uma ferramenta de autoria, aplicar o processo de construção de chatterbots em situações de ensino/aprendizagem, onde se espera que os estudantes sejam capazes de projetar e criar verdadeiras máquinas de dialogar a partir de uma estruturação e reflexão sobre o conhecimento. Com o uso da pesquisa exploratória realizada em duas Instituições de ensino, pretende-se avaliar o funcionamento e utilização de uma ferramenta de autoria de chatterbots desenvolvida no Laboratório de Sistemas de Conhecimento (LSC) da UFSC, denominada AutoChatter; bem como avaliar a adequação da tecnologia de chatterbots para o aprendizado de conteúdos específicos - neste caso, o aprendizado da Análise de Requisitos relacionado à disciplinas de Análise de Sistemas. Os resultados demonstram que a pesquisa colaborou para um maior aperfeiçoamento da ferramenta, contribuindo para compor sua facilidade de utilização e seu bom funcionamento no decorrer das atividades propostas. Dentre as melhorias feitas podem ser citadas: o acréscimo de novos menus à ferramenta, como alternativa para possíveis problemas com o servidor remoto; uma nova utilização do recurso de focos de assunto, visando melhorar a interação do chatterbot com o usuário; a remoção de algumas stop words, possibilitando um ganho de performance ao chatterbot frente à novos questionamentos; e ainda a incorporação de um thesaurus automático, como alternativa para aumentar o número de respostas corretas do chatterbot frente à novos questionamentos. Além disso, os resultados apresentam fortes indicativos de que os objetivos iniciais foram alcançados, ou seja, avaliar a adequação da tecnologia de chatterbots para o aprendizado, utilizando-se para isso uma ferramenta de autoria. Verificou-se que o aprendizado dos estudantes se deu tanto pela possibilidade de construir seus próprios chatterbots, quanto pela possibilidade de interagir com os chatterbots criados por outros estudantes. |
pt_BR |
dc.format.extent |
116 f.| il. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Informatica |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Computação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Inovações tecnológicas |
pt_BR |
dc.title |
A avaliação do uso de chatterbots no ensino através de uma ferramenta de autoria |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
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