A avaliação do uso de chatterbots no ensino através de uma ferramenta de autoria

DSpace Repository

A- A A+

A avaliação do uso de chatterbots no ensino através de uma ferramenta de autoria

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Wazlawick, Raul Sidnei pt_BR
dc.contributor.author Castanho, Carla Lisiane de Oliveira pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T02:00:51Z
dc.date.available 2012-10-20T02:00:51Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 181919 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83646
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós -Graduação em Computação. pt_BR
dc.description.abstract Esta dissertação propõe, através da utilização de uma ferramenta de autoria, aplicar o processo de construção de chatterbots em situações de ensino/aprendizagem, onde se espera que os estudantes sejam capazes de projetar e criar verdadeiras máquinas de dialogar a partir de uma estruturação e reflexão sobre o conhecimento. Com o uso da pesquisa exploratória realizada em duas Instituições de ensino, pretende-se avaliar o funcionamento e utilização de uma ferramenta de autoria de chatterbots desenvolvida no Laboratório de Sistemas de Conhecimento (LSC) da UFSC, denominada AutoChatter; bem como avaliar a adequação da tecnologia de chatterbots para o aprendizado de conteúdos específicos - neste caso, o aprendizado da Análise de Requisitos relacionado à disciplinas de Análise de Sistemas. Os resultados demonstram que a pesquisa colaborou para um maior aperfeiçoamento da ferramenta, contribuindo para compor sua facilidade de utilização e seu bom funcionamento no decorrer das atividades propostas. Dentre as melhorias feitas podem ser citadas: o acréscimo de novos menus à ferramenta, como alternativa para possíveis problemas com o servidor remoto; uma nova utilização do recurso de focos de assunto, visando melhorar a interação do chatterbot com o usuário; a remoção de algumas stop words, possibilitando um ganho de performance ao chatterbot frente à novos questionamentos; e ainda a incorporação de um thesaurus automático, como alternativa para aumentar o número de respostas corretas do chatterbot frente à novos questionamentos. Além disso, os resultados apresentam fortes indicativos de que os objetivos iniciais foram alcançados, ou seja, avaliar a adequação da tecnologia de chatterbots para o aprendizado, utilizando-se para isso uma ferramenta de autoria. Verificou-se que o aprendizado dos estudantes se deu tanto pela possibilidade de construir seus próprios chatterbots, quanto pela possibilidade de interagir com os chatterbots criados por outros estudantes. pt_BR
dc.format.extent 116 f.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Informatica pt_BR
dc.subject.classification Computação pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Inovações tecnológicas pt_BR
dc.title A avaliação do uso de chatterbots no ensino através de uma ferramenta de autoria pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
181919.pdf 5.205Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar