A gestão do conhecimento e a cooperação universidade-empresa: o caso da unidade de Ponta Grossa do CEFET-PR

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A gestão do conhecimento e a cooperação universidade-empresa: o caso da unidade de Ponta Grossa do CEFET-PR

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Alves Filho, Antonio pt_BR
dc.contributor.author Pietrovski, Eliane Fernandes pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T01:58:55Z
dc.date.available 2012-10-20T01:58:55Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 192670 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83643
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo, de caráter exploratório, identifica como foi gerida a Unidade de Ponta Grossa do Cefet-PR, no biênio 2000-2001, verificando se essa administração coaduna-se com os princípios da gestão do conhecimento, ressaltando a importância dessa forma de gestão e sua aplicabilidade nos processos de cooperação que fazem a interface entre a instituição de ensino superior e as empresas parceiras. A condução dessa gestão, tendo o conhecimento como alavanca propulsora nos mecanismos de interação entre a universidade e a empresa, é abordada de forma sistêmica e integrada propiciando os benefícios para o aumento da competência gerencial no apoio às tomadas de decisões. Busca-se destacar as aspirações pessoais do docente, participante dos processos de cooperação, identificando suas expectativas, necessidades e estímulos nas atividades de cooperação. Ao corpo gestor é atribuído a sua importância e o seu grau de esforço em corresponder, na atual administração, aos princípios da gestão do conhecimento no contexto organizacional. E, ainda, propicia um levantamento entre os docentes, de como tal panorama se apresentou, no referido período, para que, desta forma, toda a direção tenha consciência dos pontos fracos e fortes na vivência e utilização dos mecanismos de cooperação. Para tanto, como procedimento metodológico, trata-se de estudo de caso, desenvolvido segundo a abordagem qualitativa, em uma análise pontual, adotando o método de pesquisa descritiva, direcionada. Da análise resultou a resposta, a qual apresenta a instituição, embora não adotados programas formais de gestão do conhecimento, consciente que o conhecimento e a aprendizagem devem servir sempre aos propósitos maiores da instituição, apoiando-se na vantagem sustentável que a instituição possui que são os conhecimentos coletivos que agrega e os quais utiliza e, ainda, a prontidão em adquirir novos conhecimentos. Diante de tal constatação, este trabalho propicia muitas contribuições ao mundo acadêmico, empresarial e, principalmente institucional, de forma a conduzir a direção a interagir no processo de gestão do conhecimento, tornando-se um elemento facilitador e providencial ao desenvolver a administração estratégica das atividades de cooperação entre a instituição e a empresa no contexto da sociedade do conhecimento. pt_BR
dc.format.extent 146 f.| il., tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Gestão do conhecimento pt_BR
dc.subject.classification Cooperação pt_BR
dc.subject.classification Universidade e industria pt_BR
dc.subject.classification Capital humano pt_BR
dc.title A gestão do conhecimento e a cooperação universidade-empresa: o caso da unidade de Ponta Grossa do CEFET-PR pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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