Abstract:
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Adotando a concepção de cidadania, preconizada por T. H. Marshall, elegeu-se a categoria sócio-econômica para apoiar as análises sobre o Projeto Auxiliar de Enfermagem da UFSC, no que se refere aos depoimentos dos egressos do Curso relativos aos anos de 1996 e 1997, trabalhadores na Região da AMURES, SC, Brasil. Para tanto foram consultados 116 questionários aplicados aos egressos pelo Projeto. É um estudo de natureza quali-quantitativo, baseado em uma pesquisa do tipo exploratória e pautou-se no método indutivo, passando pelas três etapas: observação, relação e generalização. Os resultados indicaram que os 116 alunos que obtiveram o certificado de Auxiliar de Enfermagem pela UFSC, tiveram melhorias nas condições de trabalho, em termos de aumento de salário, garantia de poder trabalhar em qualquer parte do território nacional e revelaram, em sua maioria, ser o curso uma motivação para a realização profissional e pessoal, sugerindo que o Projeto contribuiu para, de algum modo, mobiliza-los para o resgate da cidadania. Nos resultados observou-se ainda que 59,5% dos egressos inscreveram-se no Conselho Regional de Enfermagem. A iniciativa dos egressos demonstra um reconhecimento ao direito ao trabalho enquanto exercitam o dever de cumprir com um compromisso profissional, ou seja, ter um trabalho é um direito e cumprir com as pré-condições legais é um dever. De modo geral é possível afirmar que, pelo menos com as limitações próprias do referencial teórico adotado, observou-se nos resultados ter o Projeto da UFSC mobilizado os alunos para a cidadania, cumprindo com a própria missão da Universidade. |